Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Flavio meu irmão...

             Ontem fui pregar em Santa Bárbara...
 
           A convite do tio Joaquim, que agora é evangélico de uma igreja neopentecostalista, marcamos o dia e hora. Porem na hora “H” meu carro apresentou falhas, e quando meu carro estraga ligo p’ro Flavio...
            Tipo assim, agente liga pro Flávio sempre que o carro estraga, e ligamos também quando fura o pneu e não temos estepe, ligamos pro Flavio quando acaba a gasolina. Um dia a Elenita entrou no carro deu partida o carro não pegou, ligou pro Flávio, bateu o carro, ligou pro Flávio, foi comprar um carro, Ligou pro Flavio, um dia meu carro estragou á 125 km de Goiânia, adivinha p'ra quem  liguei? rsrs pro Flavio.
           Vou explicar quem é  o Flavio...
            Flávio é meu irmão caçula, ele não é mecânico, nem é salva vidas, ele tem o dom de ajudar pessoas, e nunca chega de mau humor, ele nunca está sem dinheiro, a gente num sabe o quanto ele tem, mas ele sempre tem, o tanque do carro dele nunca está na reserva, é do meio pra lá ontem olhei de relance só para confirma... O carro dele sempre anda bem limpinho.
            Ele gosta de tecnologia, alias na área de tecnologia, ele está sempre à frente. O primeiro celular da família foi ele que teve, ele teve um celular NEO, quando surgiram os primeiros, o Flavio não fica mais de três meses com o mesmo celular, toda vez que você encontrar o Flavio ele está de celular novo, e ele passa a tecnologia para nos outro Hermanos, ele tem tapete de dançar, playstation virtual, guitar hero, todo tipo de joguinhos lançamento pra play station ele tem, e ele ganha de todo mundo no playstation.

     
      O vídeo game antigo ele vendeu pro outro irmão meu, e comprou um vídeo game mais moderno, a televisão pequena, ele vendeu e comprou uma maior, ele tem ar condicionado e até trocou os lustres da casa para uns mais moderno. Estes dias um vizinho comprou o aspirador de pó, da mesma marca que havia na loja da frente, prefere comprar o usado do Flávio, a atravessar a rua e comprar novo na loja.
            O Flávio é vendedor, quando ele viajou para as regiões gélidas dos pólo, ele vendeu uma geladeira e um ar condicionado para um esquimós, no deserto do Saara ele vendeu um guarda chuva para uma caravana de árabes.
           O Flavio sabe todo tipo de jogo, e tudo que ele joga é o melhor, mas perde para mim no AGE OF EMPIRES,  mas em cartas ninguém ganha dele não, ele joga mais ou menos xadrez, eu ganho dele o blog é meu, ele joga pif paf, escravos de jó, palitinhos, damas, basebol, futebol, jogo da velha, e em tudo ele é o melhor... Um dia vi ele ganhar de capote de uns caras no snooker, e ainda desafiou o Rui chapéu, e ninguém ganha dele não!
          O Flávio não é um irmãozão não... Ele é o irmão... Nos outros quatros já brigamos uns com os outros, mas o Flavio, nunca brigou com nenhum de nós, ele conversa com todos, e todo mundo gosta dele, onde ele chega é como se a reunião ficasse maxi divertida, e pode chamar ele pra qualquer reunião o nome dele é pronto, ele vai até em aniversario de boneca e ainda leva presente.
            Quando fazemos reuniões adivinha quem vai para a churrasqueira? O Flavio... Ele sabe mexer com aquilo lá, eu e o Fanuel sabemos não senhor, ele acende o fogo prepara a carne tempera e ainda serve refri e carne para os outros componentes da festa.  O Flavio sabe qualquer assunto, ele fala de futebol, é único da família que gosta, torce pro Goiás e pro São Paulo, vai ao estádio, briga com o Juiz veste a camisa do time, ouve jogo pelo radio, enquanto vê outro jogo na televisão, quando termina o jogo ele vê o outro jogo, e depois que acaba todos os jogos ele ainda assiste os comentários do Milton Neves, do Osmar, do Denilson do Íris Rezende, em todos os canais e vê os lances novamente em  ângulos diferentes o Goiás dele ofereceram 800 mil pra eles ganharem o jogo, e outro time ofereceu 400 mil pra eles perderem, eles pegaram os 400 era mais fácil.  No Orkut do Flavio tá lá "meu Goiás perdeu de novo" E vai ficar lá um bom tempo.
             O Flavio é Casado com a  Virginia, mulher de oração e estudante da  palavra de Deus,   ela vai a igreja todos os dias, já foi líder  de célula.  Ela tem um salão, e ainda trabalha em uma escola, e quando a gente chega na casa dela, ela ainda arruma um lanche, ou almoço ou janta, o fato é que sempre tem um agrado e sempre está alegre de bem com a vida, o filho deles se chama  Davi Henrique, o Flavio chama ele para ir ao cinema, ao clube ao parque, mas detalhe... só chama quando o Davi está dormindo. Ai ele fala:
              - Davi... Chamei-te hoje cedo para irmos ao cinema você não quis...  E o Davi dançou...
              Um dia o Davi fingiu que estava dormindo e o Flávio falou:
             - Davi, vamos no        Mané pescador???
             O Davi abriu o olho e falou te peguei!!
             E lá foram eles pro pesque e pague... me chamaram também...
             Mas  o Flávio é o amigo de todas as horas, tocou bateria na Vila Fátima, já apresentou jogral,  fez teatro... Lembro-me uma vez, em um teatro, a igreja toda lotada no meio da apresentação o Flavio esquece o Texto. Na peça tinha um cara no meio que representava um homem escolhendo o caminho a seguir, lhe surgem várias personificações dos vicios entre eles o Flavio representava o Álcool eis a fala:
            - Meu amigo vem para o álcool terás uma vida alegre e... paff o Flavio esquece a fala e ai ele volta e fala:  ‘parece que você não está entendendo!!  vou começar de novo... e ai acerta o erro e fica tudo certo.
           O Flavio foi o primeiro que aprendeu a dirigir automóveis lá em casa, ele dirigi melhor que o Rubinho Barrichello, ele é bom mesmo na pilotagem, capotou a Saveiro da Terezinha três vezes, mas toda vez ele estava certo, uma vez ele bateu em um poste de energia, minha tia perguntou:
          - Quem estava errado?
         Ele respondeu:
        -  O Poste...
         O Flavio sabe todas as musicas de cor, agora ta aprendendo a tocar violão, agora que vamos sofrer mesmo, mas eu que o incentivei a aprender, e acho que ele vai ser bom, pois ele tem ritmo, conhece as letras da musica e tem entonação, ele canta melhor que o .... IRIS REZENDE.
 
        O Flavio já trabalhou com meu pai de servente, o nome vulgar de servente é: Orelha seca... Quando chamavam ele de orelha seca, ele corria no torneira e molhava a orelha e ai não era mais o orelha seca...
          Ele tem o mesmo nome do meu Pai, meu pai era o homem mais bravo na face da terra, ninguém desrespeitava meu pai, o Lampião tinha medo dele, bravo demais, meu pai quando fazia TIZZZZZ o mundo parava, um dia eles estavam pintando uma parede, meu pai falou:
         - Olha a tinta escorrendo ai, você não está enxergando não?
         - ESTOU SIM
         - Então porque você não limpa?
         - LIMPAR COM O QUE?
         - Limpa com a lingua...
       O Flavio passou a linguona na parede para desafiar e desmistificar o meu pai... Que só virou o rosto e ficou rindo....
        O Flavio já buscou banana na roça, já vendeu banana na feira, já trabalhou com temperos, já buscou porco na granja pra vender na feira, já trabalho na Goiantar, já trabalhou em esquadrias de alumínio já trabalhou na Plasticom e já montou loja de jogos, estudou mecatronica, fez faculdade  de Administração e hoje ele num trabalha mais, fica só de boa, a disposição de uma  multinacional, ele que garante a coca cola pra cidade de Goiás, depende dele o funcionamento da industria, a luz vermelha acendeu, chama o Flavio...
       Pra finalizar, nem posso falar o quanto este irmão meu já me ajudou, tudo que eu fizer por ele é pouco pelo muito que ele já fez por mim, só tenho que agradecer a Deus pelo privilegio de ter um irmão assim, espero que os outros irmãos deixem, uma mensagem em homenagem a este grande irmão que temos.
        O caçula que veio no final pra colocar mais brilho na nossa família de cinco irmãos... sou seu admirador Flavio.

Foto foi tirada pelo radar do transito...


 comentários:

Elizabete Abreu disse...
Ah, mas o Flavinho sempre foi o mais engraçado e querido por todos, o Éder desde pequenininho, (antes da gente saber q meu pai ia casar com a mãe dele) Ele chegava lá em casa todo dia e perguntava:” o fravin ta aí?” O Luiz (irmão do Éder) conta q quando criança o flavin descia com ele na garupa da bicicleta pela rua macambira (aquela q morava a irmã Telma do irmão Zé gordo) em alta velocidade, e no cruzamento com a consolação ele já avisava pro Luiz q não ia frear então o Luiz rezava pra q não viesse nenhum carro no momento em q eles atravessassem...mas o Luiz adimira ele A irmã aparecida e a luciana também O PR João Candido também, uma vês eu e o Fabio brigou e o PR João Candido disse pro Fábio q ele tinha q ser igual o Flavinho, q ao invés de brigar ele ficava empinando a bicicleta... O adevair disse q ele foi o único dos meus irmãos q foi na formatura dele Ele teve a coragem de empestar 200,00 pra o adevair comprar a primeira máquina de Xerox... É tanta coisa que nem dá pra falar ....

Postar um comentário

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Meu primeiro lamento

                    Viajávamos os três, ele permanecia calado com o chapéu de palha na cabeça, barba por fazer pele queimada pelo sol um semblante de pouco riso como sinal de muito trabalho árduo, atrás estava um medico escritor de muitos livros, pessoa letrada muito educado e atento a tudo, dirigia numa velocidade considerada, mas tínhamos pressa para chegar ao sepultamento, como não havia nenhuma autoridade cristã ou eclesiástica naquele local, seria o meu primeiro culto fúnebre, enquanto dirigia me ocorria em pensamentos às palavras a mencionar no lamento, era uma criança de seis anos, estava brincando no quintal quando um bêbado dirigindo um dodge didático desgovernou arrebentou o muro e tirou a vida da criança.
            Chegamos entre as dezenas de carro que ali havia, encostei o meu e já fomos descendo, podia se ver dezenas de pessoas, com um olhar triste, ele tirou o chapéu colocou não mão, abaixou a cabeça como a vida lhe ensinara portar durante atos de respeito, o doutor desceu de cabeça erguida, cumprimentava um e outro com apenas olhares de que lhe era peculiar, com o chapéu de palha na mão, ele ia apertando a mão e falando baixinhas palavras que pouco decifrava, com a educação de infância onde ensinávamos a baixar a cabeça em sinal de respeito.
           Já estava à tarde tínhamos poucas horas para o sepultamento...
           -Você que é o Pastor que veio fazer reunião religiosa?
           - Sou eu mesmo, não quero fazer objeção a minha religião, mas se tiveres outros podem ficar a vontade eu fico apenas assistindo!
           - Tem um moço que vai falar no inicio, mas ele está orientado a lhe passar a palavra e o encerramento, pode ser?
           - Claro, estou a disposição de vocês.
           Entramos, ele não falava muito, as outras pessoas olhavam o doutor bem vestido com uma elegância que o deixava distinto as outras pessoas, de terno preto camisa branca e sapatos negros bem engraxados e brilhando, perguntei:
          - O Senhor vai querer falar?
           - Não.
           A pessoas que abriu o interlúdio, pouco letrado mas falava com ar de quem já tivera algumas experiência me deixou um pouco tenso, pois era a minha primeira vez.
           O fato que me chamou atenção foi quando o interlocutor disse:
          - Que os pais devem ficar consolados, pois aquilo era a vontade de Deus!!!
           Eu fiquei pensando:
           ... É vontade de Deus que um bêbado roube um carro e sai desgovernado e mate um de nossos filhos que está brincando no quintal?
           Que Deus bom é esse?
           Tragédias!  é vontade de Deus?
            Se eu estou sofrendo é vontade de Deus?
            A melhor definição de Deus é que Deus é amor.
           Pastor Fábio trará a palavra ao lamento, e está com ele o espaço...
           -Senhores, Senhoras, meus comprimentos...
            Ela olhou para mim esperando uma palavra que tirasse a dor do coração da perca de um filho, eu engasguei, não queria falar mais, lembrei de uma menininha da mesma idade que amo muito, fiz uma pausa considerável, naquele momento me passou rapidamente a alusão do que é ser pastor.
            Para muitos de nós, ser pastor é vestir o terno mais bonito do guarda roupa e sentar na tribuna e ficar sorrindo para todos que estão embaixo, ser pastor é cumprimentar um por um e ver se á ser apresentado tal como: Nesta noite está conosco o pastor fulano de tal!
            Pastor tem que ser a pessoas mais bem instruída na face da terra, consolar corações não tem profissional com certificado não existe este curso na faculdade, o pastor representa algo divino, um amigo meu pastor foi chamado as pressas pois um preso negro de um metro e noventa e dois estava quebrando tudo na cela, chegando lá jogaram ele dentro da cela com o endomoniado e os dois soldados trancaram a cela e disseram agora tai pastor pode resolver... Quando ele foi falar ei não me tranca aqui não... já era tarde... O cara enorme, pois a mão no ombro dele e caiu no chão com convulsão, ele disse:
            - Pode abrir e chame um médico.
             O rapaz dormiu a tarde e a noite toda.
            Continuei dizendo:
            - Tem algumas pessoas que não se fazem presente a este mundo, meu avô partiu com 99 anos, tenho um primo que foi a poucos anos mais moço que eu, pessoa cheia de vida, deixou um filha com três anos, que não se lembra o rosto do pai, apenas por foto, ela não sentiu o toque das mãos do pai, nunca vai sentir, a vida é o dom mais bonito de Deus, ninguém pode dar vida! Podemos gerar assim como a mãe é genitora, mas a vida é dom de Deus, Deus dá e só ELE tira.
            Ela olha para mim, com lagrimas escorrendo pelo rosto e enxugando com a palma da mão, deixando a face molhada e diz:
          - Pastor, eu quero que o Senhor me responda. Onde Deus estava quando ele viu minha filhinha sendo esmagada pelos pneus daquele carro? Fala, responde pois eu quero saber.
          Eu olhei para ela e repondi:
          - Deus teve um filho, um único filho, ele amava profundamente este filho, Deus mandou seu filho aqui na terra, e ele pode contemplar batendo no filho dEle, colocando uma coroa de espinho NELE furando o filho dEle com uma lança... DEUS ESTAVA EXATAMENTE NO MESMO LUGAR QUANDO ELE VIU O FILHO DELE SENDO ESMAGADO.
         Existem as leis da física determinada por Deus, elas seguem o seu padrão, lança fura pessoas, espinhos penetram na carne... é física, Deus sente amor, sente compaixão, e sofre com o sofrimento de todos vocês, Jesus uma certa vez olhou para multidão e começou a ter compaixão delas, pois elas eram como ovelhas sem pastor, Jesus chegou no tumulo de lazaro e derramou lagrimas, chorou de soluçar... o rei dos reis Ele chora, lamenta, entristece tem sentimentos profundos e se comove com o nosso sofrimento, neste momento ele está com tristeza ao ver vocês triste.        
            Olha, um Judeu morreu e foi ao céu, chegando lá eu perguntou onde estava Deus, pois ele queria falar com Deus e expor os seus pensamentos dizendo:
        - Deus, onde já se viu o Senhor ver tantas atrocidades no mundo,  viciados em drogas, filhos matando mãe para comprar cocaína, um homem que furou um bebê todo com agulhas como o Senhor pode deixar tudo isso acontecer... etc etc etc...
         Mostraram o quarto onde estava Deus, chegando lá, ele entrou e viu Deus na janela contemplando a terra, quando ele chamou Deus, Deus olhou para ele, e ele viu que Deus estava chorando e as lagrimas escorrendo lhe a face...
          Deus vê tudo, ele está vendo o sofrimento do homem, a humanidade que ele criou se distanciou tanto, que ele lamenta muito como o homem enganado por satanás pode se tornar tão pitoresco, mal, assassino, cruel...
           ... E continuei o lamento   "Quero confortar os corações nesta tarde, dizendo apenas que diante de algumas circunstancias, não podemos fazer nada, e esta é uma delas! a duas coisas inevitáveis no mundo é a morte e os impostos, índios não pagam impostos, mas se vão pelo caminho de todos nós, a morte é inevitável só na queremos e não sabemos o momento, e discordamos quando chega a hora porque nascemos para nunca morrermos, Deus criou o homem para ser eterno por isto sentimos dores na hora de partir, amamos pessoas nos apegamos a família a amigos a filhos mas eles se vão, por não sabermos nada do que acontece apos a morte tememos nunca mais encontrar nossos entes queridos, como Pastor devo lhes afirmar que existe um céu, eu nunca fui lá, mas as escrituras afirmam que existe um céu, quem morreu nunca voltou, mas as escrituras dizem que tem, podemos apenas crer, pois a fé é acreditarmos no que não vemos, mas cremos existir.

           Acreditamos que a criança é nata na inocência, por está razão a Kamilly pode ser comparada com uma rosa que agora está no jardim do Senhor, mesmo sabendo que precisamos e sentiremos falta dela aqui Deus a levou para sí, e como o tempo é o senhor da razão, o tempo cicatrizara as marcas atenuantes que esta ficando neste momento, tive uma irmã que morreu aos seis anos de idade as dores ja cicatrizaram, não existe dor, que o tempo não cicatriza, Kamily descanse nos braços do Senhor!
           Peço que curvem a cabeça e oremos para o consolo dos corações de todos vocês...
           Ele falou:
           -Pastor, pode acender uma vela para clarear o caminho?
           -Olha, tudo que podemos fazer, deve ser feita em vida, a vela acesa aqui nada adianta para ela ali, estamos confinado em dimensão de tempos onde tudo que está nesta vida aqui, não passa para aquela vida ali, portanto nós cristãos, não acendemos velas pois cremos que a Kamilly está na luz... e uma vez na escuridão sempre na escuridão, deixem as velas apagadas, e busque a luz enquanto tens vida.
         - Ha mais ela pode ficar no purgatório...
         - A única forma de remissão dos pecados é através do sangue de Jesus, se houvesse purgatória, não seria necessário Cristo ter morrido esmagado na cruz... Deixe o purgatório para lá! isso não existe.
          Oremos...
           Todos curvaram a cabeça e fizemos uma oração silenciosa onde eles escutavam o que eu falava e ouvia se soluços e choros com gemidos...
           Terminei o lamento, chamei o doutor e o outro que estava na minha Campânia, entramos no carro ele colocou o chapéu na cabeça e começou um terrível chuva, acelerei mas ja não podia ver a pista, e no decorrer da viagem tivemos uma surpresa, a ponte havia quebrado, pensamos a vida de todo jeito, e a única solução foi tomar outro caminho mas o doutor preferiu atravessar em uma canoa mais o senhor sertanejo que estava conosco, eu tive que pegar outra estrada de uns oitenta quilômetros de volta ( o carro na cabia na canoa)
           Então ficaram os dois e o canoeiro, e eles começaram a trocar algumas palavras:
            - O senhor já leu Descartes? Pergutou o doutor
            - Não... Respondeu o sertanejo que estivera comigo.
            - O senhor conhece alguma obra de Shakspery?
            - NÃO
            - Então o Senhor perdeu a metade da vida!
            O doutor fez mais uma pergunta:
           - Senhor conhece a obra filosófica de Dante?
           - NÃO.
           - Então o senhor perdeu a metade da sua vida...
            De repente o barco começou afundar...
            O camponês perguntou para o doutor:
            - O senhor sabe nadar? O doutor respondeu:
            - NÃO
           - Então o senhor vai perder a vida inteira...
           




         
           

       

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Liberdade

     No hino nacional da proclamação da Republica tem um refrão " Liberdade, abre as asas sobre nós"


          Mas o que vem ser a liberdade, Jesus disse: Se filho do homem vos libertar, verdadeiramente vós sereis livres...  Livres de que? que algemas estas que nos prende?  Se o homem é a cabeça da criação, a coroa de toda criação, porque só ele nasce preso?
          Os pássaros nascem livres!  Os peixes nascem livres, as Tartarugas nascem livres...
       O Homem nasce preso. Limitado, não pode voar, tem um pequeno espaço que ele pode viver na atmosfera, se subir alguns metros causa o mal da montanha, se descer no mar alguns metros, sofre com a profundidade.
       Porque as aves os insetos voam e o homem é preso no solo, o mosquito voa, tem cobras que voam, lagartos voam, abelhas voam, bichinhos tão insignificantes voam, o homem não voa, a coroa da criação não pode voar, é bípede, não pode beber água suja, não pode pegar frio, nem muito calor, tem alergia de gato, de feno, de papel velho, de
 mofo, de poeira, de mosquito, a coroa da criação é o mais sensível ser da criação... Tenta segurar um bezerro de três dias, Poe um bebê de quatro dias na água, ele afoga,  coloca um cachorrinho de uma semana na água, o bichinho sai nadando. Toda sorte de animalzinho quadrúpede sabe nadar, eles nunca entraram na água, mas sabem nadar!!  Cansei de engolir peixinho p’ra mode aprender a nadar, ficava no rasinho batendo as pernas para dizer que estava nadando, hoje temos que pagar caro aulas de natação para os nossos filhos, levam meses para aprenderem a nadar. 
           Se cairmos de uma altura de três metros fraturamos os ossos, os pássaros voam, uma passagem de avião é cara pra caramba, os pássaros voam e ainda descansam no ar!!
          A Águia tem uma visão aguçada, enxerga a presa  quilômetros de distancia  dá uma rasante certeira na presa.            Eu  lembro da minha avó pedindo para colocar a linha na agulha, eu colocava todo orgulhoso era fácil, ontem fui colocar a linha na agulha, as fabricas de agulhas fazem a gente pensar que estamos velhos, as agulhas estão sendo fabricadas com buracos bem menores, no meu tempo de criança eram maiores CERTEZA! eu demorei pra caramba!
            Mas o fato é que, nossa visão é fraca, nosso olfato é fraco, nossa audição é fraca, não enxergamos a noite, não temos clamufagem, temos que tomar sangue de cavalo, para combater o veneno da cobra, tem um bichinho que vai atrás das cobras venenosa e detona com elas, e nós homens, morremos com picadas de aranhas, choramos quando somos sapecados por taturanas (é o meu maior pavor).
           Bem somos, fracos, medrosos, indefesos, sensíveis, não sabemos nadar, não voamos e ainda por cima nascemos PRESOS.
           Ainda não falei que somos ruins para cantar, sendo que o BEM- TI -VI canta melhor que o Iris Rezende, temos que fazer aulas de canto e tem gente que nunca aprende cantar, gravei um disco uma vez, um lado eu cantei, e do outro pedi desculpas, eu canto pior que o Iris Rezende, agora você imagina...
           A Coroa da criação, da ordem dos primatas, espécie Homo Sapiens dotado de inteligência o chefe da criação ELE NASCE PRESO. E ainda por cima prende os animais que nascem livres, e o homem preso prende e escraviza os seus semelhantes, o duro é nascer preso e ainda ser preso e escravizados, é o fim da picada! Alem disso nasce careca, banguelo, e quando está perto de morrer fica careca e fica banguelo, alguns depende de café pro dia nascer, outros depedem de guaraná em pó, outros depedem de dipirona, outros de álcool, cerveja, rapé, psicotropicos, cigarros e são os vícios que eles precisam para levar a vida, viver e ainda tem que lutar para ter liberdade o que é liberdade?
           Quando eu era pequeno... Epa!  Quando eu era criança, pensava que liberdade era fazer  o que eu quisesse, quando a minha mãe não estava em casa, só que quando ela chegava acabava a minha liberdade com uma vara de amoras, na adolescencia pensei que minha liberdade viria aos dezoito anos quando eu me alistasse, o Sargento do exercito barrigudo disse: NÃO!
            Pensei que liberdade seria quando eu estivesse na minha casa própria, minha mulher disse que NÃO... AGORA QUE VOCÊ ESTA PRESO MESMO...
            O que é liberdade?
            Pilatos perguntou a Jesus:
            - O que é a verdade?  Pelo que Jesus lhe responde:
            - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!
           Logo é a mentira que nos prende!  Qual mentira?
           - A primeira que a serpente disse que seriamos deuses.
           Preso ao pecado preso a morte, preso a terra, estamos preso em uma linha atmosférica uma dimensão limitada. O que é prisão?
      - É demarcação de espaço estamos confinados em um corpo, em uma dimensão!
            O espaço imenso que temos, somos limitados para cima ou para baixo é nessa linha aqui da sobrevivência, se irmos muito a cima, congelamos se descermos, o centro da terra é tão quente quanto o sol, é aqui que temos que viver.
            Mas quando Cristo que é a verdade nos, libertar seremos igual a Ele, seremos anjos conforme as escrituras que é a verdade nos afirmam... Voaremos mais que os pássaros, nadaremos melhor que as baleias, teremos melhor visão, ultrapassaremos paredes e dimensões, porque em 1 Jo 4. 3 diz:
          -AMADOS agora somos filhos de Deus... e quando ELE que é a verdade, se manifestar seremos iguais a ELE.
            Águias, Baleias, Pássaros, Tartarugas, Animais Marinhos e voadores...  A coroa da criação tem um libertador, ele se chama JESUS.
               A gloria da segunda casa é maior que a primeira, agora somos frágeis e sensíveis, somos os mais fracos da criação, porque como peregrinos aqui, temos uma pátria...
              E Jesus respondeu A Pilatos:
              - Meu reino não é deste mundo!



domingo, 20 de novembro de 2011

Meu avó (devaneios)

                Nunca vi uma pessoa mais brava que meu avô materno, o nome dele é um desses nomes que serão extintos, são nomes ultrapassados que não se usa mais, ninguém vai batizar um filho de agora em diante de Saturnino... Esse era o nome dele, acho que os antepassados dele era de saturno e deixaram-no aqui numa cápsula embrionária, esta é a razão de ser Saturnino Vieira, ele era tão bravo que o Lampião uma
vez falou mal dele, eu acho que Lampião falou que ele falava igual ao Iris rezende, meu avô pegou um avião aqui no Goiás foi parar lá no Pernambuco, sozinho enfrentou a gang de Lampião, deu um safanão no pé da orelha de Lampião, e deixou Lampião chorando debaixo de um carvalho, Lampião falou para o resto do bando dele por muitos anos:
              -Não se meta com o aquele Saturnino, ele é  bravo DEMAIS DA CONTA...
              Esse era o charme do meu avô!!
              Meu avô criou os sete filhos com muita rigorosidade cabível na época, os alimentava com leite de onça, todo dia ele levantava cedo pegava uma onça, trazia ela para dentro de casa,  enquanto ela se esperneava e debatia meu avô tirava o leite, e depois soltava a bichinha, um dia eu falei pra ele:
             - VÔ, não é mais fácil o senhor deixar ela presa aqui no quintal?
             Ele disse:
             - Netinho, o bom é ir se atracar com a bicha e trazer

ela na marra, campear saber onde ela está, é correr atrás, é encurralar, é olhar nos olhos dela, e ver ela se definhando sabendo que eu que mando no pedaço!!   Eu gostava do jeito dele, ele sabia de cada coisa.
            Meu avô era carinhoso, um dia minha irmã Elizabete discordou dele, acho que ela falou que ele parecia o Iris Rezende, ele pegou a enxada e saiu correndo atrás dela p'ra matar, e ela correu p'ra caramba...  Mas ele era muito carinhoso e compreensivo!
            Um dia ele pediu para o motorista parar antes do ponto, pois ficava mais perto da casa dele, o motorista falou:
           - Só posso para no ponto de ônibus...
           Ele pegou um litro de leite que estava trazendo da cidade de Nazario, quebrou na cabeça do motorista e disse:
           - Ou você para este ônibus aqui, ou eu acabo com sua vida ai mesmo nesta poltrona!  O motorista parou no lugar onde ele pediu, pela compreensão do meu avô. Os cobradores de ônibus usavam uniforme, um dia um falou para ele, na próxima viagem eu te dou o troco que resta, foi nada não, no próximo ônibus que meu vô pegou, ele falou:
           - Cadê meu troco?  Fiquei com pena do cobrador ter que explicar, e ele achou por bem dar o troco para o meu avô.
          Meu avô falava que tudo na vida é o costume, o costume do cachimbo torto que entorta os lábios, a gente se acostuma com tudo nesta vida e me contou:
           Certa vez nasceu um bezerro na roça, ele foi campear e achou o bezerro deitado há dois quilômetros do curral, pegou o bezerro nas costa e andou os dois quilômetros com o bezerro, o bezerro fiou tão manhoso que todos os dias meu avô tinha que buscar  o bezerro no mesmo lugar, e o bezerro

foi crescendo, crescendo e depois de dois anos o bichinho com a mesma mania, o povo encabulava de ver meu avô chegar no pasto pegar o Touro colocar no pescoço e levar para o curral, um dia na mudança de fazenda, meu avô ficou com raiva do touro que num queria entrar no gaiolão, ele pegou o bicho nos ombros e falou para o pessoal do caminhão:
          - Pode ir à frente, eu levo este aqui no pescoço, e foi meu vô os 235km com o touro erado no ombro, quem olhava nem imaginava o que o costume faz...
           Na fazenda nova, não havia água na porta, existia uma nascente de água na serra que ficava longe da sede, criativo como era, ele pegou algumas madeiras e construiu uma bica, com telhas estilo de calha, e fez o curso da água vir por cima da calha atravessar um quilometro e meio, e chegar por cima do quintal, onde a calha e a madeira mostrava o percurso da água, e tinha água agora na porta de casa, onde minha avó Sebastiana lavava as vasilhas, passou o tempo e o tempo passou, a madeira que dava sustento as telhas em forma de calha, apodreceram e caíram, e as telhas desmoronaram, mas água já tinha costume de passar por ali, e mesmo sem a bica, a água vinha até a porta da casa sem desviar o percurso, porque costume é costume.
            Pois bem, meu avô tinha costume de colher arroz em cima de um cavalo meio amarelado com uma pelagem linda, que meu avô cuidava com zelo sempre bem escovada,  era mansinha que só vendo. De cima do cavalo, ele com o cutelo abaixava e cortava o arroz e colocava na canga, cortava e colocava, e assim seguia bem rápido, quando enchia a canga, ele ia até o batedouro e despejava o arroz no giral onde mais tarde seria batido. Um belo dia meu avô de cima do animalzinho, com o cutelo, desviou a atenção e sem querer golpeou o pescoço do animal, ele ficou pasmo ao ver o pescoço do bicho caído no chão e de subido numa rapidez que só ele tinha, desceu correndo e pegou o pescoço do animalzinho e colou ligeiramente no lugar antes que o sangue coagulasse, no ímpeto ele nem observou que colou o pescoço virado com a boca para cima e as orelhas para baixo, ele tentou tirar, mas não conseguiu, e com a cicatrização, pode ser ver por muitos anos o cavalo andando no pasto de cabeça para cima.
              Eu perguntei ao meu avô:
               - Vô, onde é que esse cavalo tomava água meu Deus do céu?
              Ele respondeu
             - Meu neto, tudo nesse mundo é perfeito, ele tomava água lá na bica que quebrara e por costume a água flutuava, entrava debaixo e tomava a vontade...
              Meu avô!!


Deus que promete morada

         
               E o Espirito do Senhor se movia sobre a face do abismo...

               Deus sempre se preocupou com moradia, Ele no criacionismo gera um ambiente para morar pessoas e animais, após construir a morada do homem, ele cria o homem do barro, da argila, o homem foi feito do barro,  a mulher não, prova disso é o colarinho sujo de barro que os homens tem, apos um dia exaustivo de serviço, enquanto que as mulheres não existem este indicio.
               Deus prepara o jardim para ser  a casa do homem: O tal Adão. Um jardim vasto, enorme junto ao rio Tigre e Eufrates, o berço da civilização. O cara tinha planta para todos os lados e se depender dos panfletos das testemunhas de Jeovah, bota flores lindas, arvores frutíferas, por onde olhava era espetáculo da natureza, tudo perfeito e harmonioso, era o jardim mais bonito do mundo, pois o jardineiro, inventor, criador é perfeccionista, faz tudo perfeito e lindo.... DEUS!!!
               Agora, imagina o tal Adão, andando dias e dias sem parar contemplando a beleza do jardim, cada dia um lugar mais lindo que o outro, as cachoeiras, os cravos, os jasmim, borboletas, aves coloridas, rios e planices o Iris Rezende, epa!!    ele não estava lá não!
               Pois bem, neste imenso jardim, o Tal Adão, tinha o seu lugar preferido para dormir, imaginemos o Tal Adão, puxando o seu colchonete, para dentro de uma caverna p’ra puxar a palha, dormir, tirar uma soneca, descansar e passar a noite.  Um cantinho onde ele colocava sua escova oral-B, sua Colgate, e seus pertences.
               Vamos convir, que o Tal Adão, tinha seu lugar para dormir, ele andava, passeava mas no entardecer, podia estar onde for, ele voltava p’ro seu quartinho, seu lugar preferido de dormir, com janelas e varandas, o espelho e um pente feito por espinhos do porco espinho, ou sei lá.  Ali no seu quarto ele resolve fazer uma outra repartição, onde colocaria a maçã, a laranja, a pêra a banana, as frutas que ele colhia, durante o dia, para comer a noite, ou quando levantava pela manhã,  e logo visualizaremos a casa de Adão, a primeira casa que surgiu na terra, os mais incontestáveis, podem visitar o museu de Louvre em Paris, e ver a casa onde residiu o Tal Adão por alguns milhões de anos...
                 Fui visitar a casa de cora coralina, na cidade de Goiás velho, então tinha o bule que ela fervia café, tinha a cama onde ela dormia, a penteadeira onde ela se embelezava, fui em todos cômodo vendo a casa da Cora Coralina, visitei também, a casa do: Pedro Ludovico Teixeira, com um fogão antigo e a mesa onde ele fazia suas refeições, o telefone preto, que fazia suas ligações, e casa é casa!!! Só ficamos imaginando a pessoa lá, de uma lado para o outro como se visualizássemos em tempo real.
               A casa é o refugio do homem, a casa é o lugar onde voltamos e temos segurança, a casa é o domínio de todo homem e mulher... O tal Adão podia deitar ao relento, o bandido da luz vermelha estava preso, o NEM morava no rocinha, era muito longe do Eufrates, o congresso era em Brasília, não havia perigo de nada, os Nardones ainda nem existia,  porem imaginamos ele dormindo em um lugar fechado tipo uma caverna com teto, a casa de Adão era ali, com a placa no relógio padrão, nome da rua e quadra, e lote tudo bem feitinho CEP Postal  e tudo mais.
              Deus expulsa Adão do Jardim, vazaaaa... vai caçar outra casa p’ra você morar, seu crápula!! E Deus coloca uns anjos com espada (porque a espada?) p'ra, Adão não entrar lá mais.
              - Num posso nem pegar meu moletom?
              - Nãoooooo... vaza daqui seu infiel.
              E o tal Adão, vai sofrer mais do que azeitona na boca de banguela, de um lado para o outro até achar uma caverninha para morar, ou construir sua oca, casa de palha, (pleonasmo para os menos avisados).
             O Adão arruma uma casinha e gera filhos, faz mais um quarto para eles não brigarem, e separam as beliches, e Adão tem mais filhos e logo temos um povo e esse povo vem gerando até chegar em Abrão, e Deus fala para Abrão:
             - Sai da casa de seu pai, que vou te dar uma terra onde você vai morar, e então mais uma vez, olha Deus preocupado com casa para o povo morar...
             Deus começa sua preocupação em dar uma casa para Abrão, a bíblia diz que Abrão habitava em tendas, e uma vez Deus foi visitar Abrão a tarde, ele estava na porta da tenda, e Abrão recebe Deus e não deixa ELE entrar na casa de Abrão, mas o recebe em baixo de um carvalho.
             O ponto é!  Qual a relação de Deus com casas?  Porque Deus vive prometendo terra para o povo habitar? Porque Jesus, em João 14, fala de preparar morada? Em Apocalipse Deus fala algo sobre estar na porta da casa batendo, mas do lado de fora, os momentos que Jesus esteve aqui na terra morando com seus pais José e Maria, não foram registrados, diz as escrituras que uma certa vez ele estava em casa, mas pode ser a casa de algum discípulo ou da mãe dele, mas ele mesmo com trinta anos de idade não tinha sua casa, porque o autor da criação se preocupa o tempo todo em dar casa para os seus filhos, mas ele não mora, não habita em tendas, nem em templos como fora construído por Salomão filho de Davi, a bíblia registra ele dormindo no barco, ele pregando dentro de um barco a beira mar, nas montanhas, em colinas, no caminho, na praia no deserto.

          Os céus não pode conter o todo poderoso, mas ELE DEUS sabe o importância de dar uma casa, uma morada para o seus filhos " VOU preparar morada....  Na casa de mEU PAI a muitas moradas...  voltarei para levar vocês para morar comigo" o filho pródigo volta para a morada, Israel até hoje ainda não tem a morada deles...
          Deus fala sobre casa edificada na areia, casa na rocha, faz o povo errar pelo deserto, a morada que é fácil para ele arrumar para o povo ele não deu ATÉ HOJE. O povo ficava como escravos em terras estranhas, ele não encontra Zaqueu em casa, mas em cima de uma arvore, fala com Nicodemos a noite, mas em um lugar escondido, quando vai falar com Abrão, manda ele sair p’ra fora da tenda,  aparece para Jacó quando este dorme em uma pedra ao relento, tem encontro com Elias na caverna e não em casa, olha para o edifício e demonstra desapego, e fala que  não vai ficar pedra sobre pedra, prega no deserto na beira do mar... 
           Alguém perguntou para Billy Graham:
            - Porque Deus, sendo tão rico e poderoso dono do ouro e da prata, teve que repousar em um tumulo emprestado?
            Billy Graham respondeu:
            - Deus não é esbanjador, Ele não ia gastar em algo que ficaria apenas três dias!
            Existe algum mistério entre Deus e moradia, Deus não tem nenhum apego por este mundo, ELE jamais pretendeu que morássemos aqui, a bíblia é cheia de alusão que estamos só de passagem, a vida é um sopro, tudo aqui é momentânea, não deposite seus tesouros aqui na terra, construa sua casa no céu, lá que é o final de todas as coisas, a casa que os pedreiros constroem aqui é apenas taperas em relação ao que o arquiteto maior do UNIVERSO tem construído, o primeiro Adão pecou e perdeu o Jardim, o segundo Adão é Jesus mas sem pecado, o jardim preparado para o segundo Adão e seus descendentes famílias nascidas na cruz, é melhor que o primeiro jardim. A nossa pátria não é aqui, a nossa morada não é aqui, o jardim agora tem nome e endereço, se chama Jerusalém celestial, depois da via láctea a direita a ermo de todo universo, o céu é para cima pelo fato que Jesus foi para cima. 
            Não construa algo suntuoso pois  vai pegar fogo, Jesus disse: "tendo o que comer e vestir nisso contentai" não falou de casa, ele encontra os discípulos no caminho de Emaús e desaparece quando está poucos instantes dentro da casa, quando coloca ELE num tumulo ELE nem fica lá, desce ao profundo do abismo,  e ressuscita, na tentativa de construir casas que duram os homens estudam formas para enfrentar terremotos, enchentes, tsunames tudo em vão, porque a morada não é aqui, até a profissão de quem faz as construções tudo quanto recebem não tem êxito, e existe um ditado que parece que o dinheiro de pedreiro (construtor) é amaldiçoado, parece que não vai adiante, não rende porque será? falo isso por experiência existencial e probatória, e aproveito aqui para dizer que Deus, o Deus zeloso constrói uma casa eterna nos céus para o seu povo, a maçonaria este

povo secreto que se reunia desde o antigo Egito, foram formados por uma associação de pedreiros construtores alfinetando o maior arquiteto do universo criador dos céus e da terra, sendo que  marca símbolo deste segmento são o compasso a régua e o martelo ferramentas que fazem alegoria aos construtores terrenos, construir e proteger este mundo é coisa da nova era, os céus que agora existem e a terra, tem sido entesourado para o fogo, passaram por estrepitosos estrondo e os elementos se desfarão abrasados, a profecia diz que a terra vai passar, como a bíblia é feita de símbolos e sombras não ficaria claro, Deus falar para não termos a nossa casa, pois ELE prima pelo nosso conforto, mas entenda, a casa que Ele quer para nós, na verdade e aquela que está no céu, pois a Jerusalém que vem de cima é mãe da Jerusalém presente (Gl. 4.26) em tudo existe um sentido, se puderes decifrar os enigmas obscuros, entenderá a aversão de Deus pelas babeis terrenas...
              
  

             João 14...  Na casa de meu Pai há muitas moradas, vou preparar moradas, se não houvesse morada ali eu falaria para vocês, mas vou preparar morada, para onde eu estiver morando, moraras vós também...

            Termino com o poema de Vinícius de Morais, o operário em construção, construção essa que o pedreiro faz, mas depois nem pode entrar nela mais, pois ele é apenas um operário em construção, que em tempos remotos, só trabalhavam nesta areá os condenados e escravos eita profissão desvalorizada desde a antiguidade... OUÇA



Direitos autorais: Pr. Fábio Abreu.