Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sorria você está na Bahia...

       Falando em Bahia, fui ver
de perto o que a Bahia tem.
      O melhor da Bahia são os baianos, povo educando que trata a gente com sorriso no rosto.        Nos mercados existem um desprezo pelos centavos arredondando os valores para baixo, sem insistência dos fregueses, coisa rara no Goiás, onde se cobra os  até mesmo os míseros cinco centavos.
          Achei interessante uma placa na divisa dos estados Goias/Bahia dizendo: Sorria você está na Bahia!  
        Fizemos uma viagem de dez horas, o que mais se oferecem no caminho é arroz com galinha caipira, paramos em um destes restaurantes para almoçar, e lá veio a tar galinha caipira, que não era caipira nada, parecia de granja mesmo e chegamos a conclusão que a galinha é caipira, mas foi criada na cidade grande mesmo (*10,95 O Prato feito)
          A ultima cidade do estado de Goiás é POSSE, quando entramos na Bahia, é surpreendente a planice bahiana, são três horas de viagem sem ver montes, montanhas, colinas, descidas e subidas é uma planice de deixar qualquer viajante impressionado.

          Após dez horas de viagem chegamos em: Santa Maria da Vitória divisa com: São Felix do Coribe e com mais uma hora de viagem estávamos em Bom Jesus da Lapa.
            Bom Jesus da Lapa é o terceiro maior ponto de peregrinação brasileira em números de devotos, os romeiros começam a chegar para as festividades em Agosto, e se estende por três meses, gerando renda para o resto do ano.
           As margens do velho Chico tem um rocha ROCHA SEDIMENTAR com varias grutas, nestas grutas estão esculpidas igrejas e salas com imagens das santas relacionadas ao catolicismo.
           
      Para incrementar, os organizadores escupem a cada ano, novas esculturas afim de influenciar ainda mais o turismo na região, e eu que estava lá, fotografei tudo vejam as fotos:

           
 
















   







           

               Em 1976 o governo brasileiro teve que retirar os moradores das margens de uma usina devido ao alagamento, neste ínterim ele prepara uma região próximo a Bom Jesus da Lapa, chamada Serra do Ramalho e prepara um assentamento de famílias para aquela região, no projeto foram construídas 23 agrovilas cada uma distanciadas de 7 kilometros   entre uma a outra, a situação atual nas agrovilas...

    A água é salobra e podíamos ver pessoas indo alguns metros buscar água doce trazida pelos caminhões pipas, (a água salgada na tubulação deixa resíduo e com o passar dos dias a encanação tem que ser trocada, e ninguém agüenta trocar a encanação da sua casa de três em três meses).                

           E na agrovila numero 6, na Serra do Ramalho que passei dois dias hospedado na casa da irmã Jovelina.



          Na hora do Banho água fria p'ra todo mundo, como não gosto de água fria, esquentaram a água para mim, e banhei de litros em litros com água morninha esquentada pela Jô, que também fritou pão com ovo todos os dias for me, na agrovila foi apenas dois dias, minha estadia mesmo, foi na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde tive tratamento de rei e aproveito aqui para agradecer a Jô, Joelma e Benilton, Jane, Neiva, Mara e Marcos pelo almoço delicioso, Irmã Jovelina e todos aqueles que tornaram a minha viagem mais confortável ainda, ah e tem tambem a Núbinha, Otoniel, Thais e o Pedro Henrique...

SEGUE AS FOTOS:

Bom Jesus da Lapa, ao fundo a gruta onde está as igrejas....






Joélia e Neiva, chegamos na Agrovila 6.



Joelia, Joelma, Pdero Henrique filho da Neiva Fábio e Jô....
 
Rio São Francisco...
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Não reclame da vida!!!


         Então... Fomos colonizados pelos portugueses, o primeiro português que veio para o Brasil veio de Trem, como ela via os postes passando muito rápido, decidiu que iria voltar de poste.

         Esses portugueses terra dos Manoeis e dos Joaquins, veio logo um Pedro Álvares Cabral.   Portugal pais europeu com uma economia rudimentar sem nenhuma expressão entre os paises de maior gabarito, manda o tal Pedrão perambular por ai com sua caravana de bebuns com grande estoque de pinga, Uísque, caipirinha, vinho tinto, falando besteiras e contando piadas de Norueguês, quando menos esperam encontram a Ilha do Vera Cruz, que hoje é a Bahia.

           Vamos aos fatos, ô cara sem sorte esse Pedro Álvares Cabral, encontrar logo o Brasil e ainda por cima a Bahia, é pra cabar mesmo.

            Porem, sem sorte fomos nós brasileiros que tivemos o dissabor de ser descoberto pelos portugueses  e ser colonizados por este povo que não falam o Inglês língua popular em boa parte do mundo.

           Herdamos destes manueis, toda a cultura incalta, com uma língua misturada de tupi guarani, um pouco de latim misturado com linguagem indígena, e depois colocamos o algumas palavras em inglês aqui pra ficar mais chique.

           Será que num dava pra sermos colonizados pela Suíça ou a Inglaterra, tinha que ser os portugueses? O pior que tudo que num prestava lá eles mandavam para cá, os assassinos, os presos de alta periculosidades toda essas tralhas eram mandado para o nosso Brasil.

            Aqui tinha os índios que já eram preguiçosos, imagina índio preguiçoso por natureza e ainda por cima índio Bahiano agora é pra cabar mesmo.

           Aqui índios que associavam aos indigentes mal elementos renegados pela sociedades, as escoarias de lá vieram para cá, originando assim uma população brasileira preguiçosa assim como eu e você, surgiram os blogueiros, os leitores ociosos, surgem também os cachoeiras e os Demóstenes, temos o titulo do pais da corrupção porem a culpa não é nossa é dos portugueses que não tiveram o pudor de selecionar pessoas de boa índole para enviar ao nosso pais.

           Ta bão... Como aqui só tinha preguiçosos não diferente de hoje, tiveram que buscar pessoas para trabalhar no corte de cana de açúcar, na colheita do café e nesta falta de mão de obra, embarcam para a África para buscar os habitantes daquela região para trabalhar como escravo aqui no Brasil.

           Era assim, saia um navio de Portugal rumo a África, parava no porto ou no cais ou no sus, e comprava um lote de escravo com cem, duzentas ou cento e cinqüenta pessoas e os traziam no navio.

           Quem prendia os africanos eram os seus próprios irmãos de sangue, os brancos não adentravam áfrica

            Estavam as famílias africana dormindo em suas casas com seus filhos, quando de repente, eram acordados com barulhos, e a ponta pés eram colocados para fora das suas residências, amarrando o pai de família retirado dos seus filhos e se via a esposa e filhos chorando ao contemplar a pai sendo arrastado sabe lá para onde...

            Da mesma forma o pai já idoso, era deixado e escutava o seu filho chorando aos berros sendo levado como escravo e nunca mais o veria, pais afastado dos filhos, e filhos sendo tirado dos pais, as mães sendo levadas para a escravidão, e separavam todos eles desprezando os sentimentos do ser humano, é fato  que o pai ama o  filho, e o filho ama o pai, mas ainda hoje existem pessoas que os tiram e os levam para distantes dos pais sem nenhuma consideração.
             Então...  Havia nos navios duzentas e cinqüentas quadrículos, o escravo que tinha sido retirado  de seus familiares, eram colocados dentro destes quadrículos, como se coloca vinhos, eram esticados sem poder encolher ou se virar de um lado por
outro, vinham chorando com câimbra e com a claustrofobia, muitos morriam ao chegar no porto os que não esboçavam nem uma reação eram simplesmente jogado ao mar, sendo devorados pelas feras marinhas.     A vida é ruim pra todo mundo.

             Ta reclamando da sua vida?  Pensa na vida destes africanos e pare de resmungar.

                 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Foto de infancia.

  


             Como diz  minha prima Alessandra "Ainda bem que a gente melhora"



             Com o passar do tempo melhoramos, achei nos meus arquivos uma foto dos anos setenta onde estamos reunidos em nossa casa em Nazario, fazíamos a maior bagunça na hora do almoço, em um dado momento meu tio Altamiro chegou achou engraçado, saiu rapidinho chamou um fotografo e saiu esta perola eternizando nossa infancia.
               Da esquerda para direita temos: Fanuel, Eu que só comia com colher desde então, depois a Elenita gordinha com os cabelos sem chapinha, o Flavio fazendo a maior bagunça e a Lizabete de Castigo ou emburrada no canto, não me lembro... Mas com certeza a Lizabete vai falar data, hora e maiores detalhes, acho que é 1976.

    Veja a foto de fato: