Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Deus que promete morada

         
               E o Espirito do Senhor se movia sobre a face do abismo...

               Deus sempre se preocupou com moradia, Ele no criacionismo gera um ambiente para morar pessoas e animais, após construir a morada do homem, ele cria o homem do barro, da argila, o homem foi feito do barro,  a mulher não, prova disso é o colarinho sujo de barro que os homens tem, apos um dia exaustivo de serviço, enquanto que as mulheres não existem este indicio.
               Deus prepara o jardim para ser  a casa do homem: O tal Adão. Um jardim vasto, enorme junto ao rio Tigre e Eufrates, o berço da civilização. O cara tinha planta para todos os lados e se depender dos panfletos das testemunhas de Jeovah, bota flores lindas, arvores frutíferas, por onde olhava era espetáculo da natureza, tudo perfeito e harmonioso, era o jardim mais bonito do mundo, pois o jardineiro, inventor, criador é perfeccionista, faz tudo perfeito e lindo.... DEUS!!!
               Agora, imagina o tal Adão, andando dias e dias sem parar contemplando a beleza do jardim, cada dia um lugar mais lindo que o outro, as cachoeiras, os cravos, os jasmim, borboletas, aves coloridas, rios e planices o Iris Rezende, epa!!    ele não estava lá não!
               Pois bem, neste imenso jardim, o Tal Adão, tinha o seu lugar preferido para dormir, imaginemos o Tal Adão, puxando o seu colchonete, para dentro de uma caverna p’ra puxar a palha, dormir, tirar uma soneca, descansar e passar a noite.  Um cantinho onde ele colocava sua escova oral-B, sua Colgate, e seus pertences.
               Vamos convir, que o Tal Adão, tinha seu lugar para dormir, ele andava, passeava mas no entardecer, podia estar onde for, ele voltava p’ro seu quartinho, seu lugar preferido de dormir, com janelas e varandas, o espelho e um pente feito por espinhos do porco espinho, ou sei lá.  Ali no seu quarto ele resolve fazer uma outra repartição, onde colocaria a maçã, a laranja, a pêra a banana, as frutas que ele colhia, durante o dia, para comer a noite, ou quando levantava pela manhã,  e logo visualizaremos a casa de Adão, a primeira casa que surgiu na terra, os mais incontestáveis, podem visitar o museu de Louvre em Paris, e ver a casa onde residiu o Tal Adão por alguns milhões de anos...
                 Fui visitar a casa de cora coralina, na cidade de Goiás velho, então tinha o bule que ela fervia café, tinha a cama onde ela dormia, a penteadeira onde ela se embelezava, fui em todos cômodo vendo a casa da Cora Coralina, visitei também, a casa do: Pedro Ludovico Teixeira, com um fogão antigo e a mesa onde ele fazia suas refeições, o telefone preto, que fazia suas ligações, e casa é casa!!! Só ficamos imaginando a pessoa lá, de uma lado para o outro como se visualizássemos em tempo real.
               A casa é o refugio do homem, a casa é o lugar onde voltamos e temos segurança, a casa é o domínio de todo homem e mulher... O tal Adão podia deitar ao relento, o bandido da luz vermelha estava preso, o NEM morava no rocinha, era muito longe do Eufrates, o congresso era em Brasília, não havia perigo de nada, os Nardones ainda nem existia,  porem imaginamos ele dormindo em um lugar fechado tipo uma caverna com teto, a casa de Adão era ali, com a placa no relógio padrão, nome da rua e quadra, e lote tudo bem feitinho CEP Postal  e tudo mais.
              Deus expulsa Adão do Jardim, vazaaaa... vai caçar outra casa p’ra você morar, seu crápula!! E Deus coloca uns anjos com espada (porque a espada?) p'ra, Adão não entrar lá mais.
              - Num posso nem pegar meu moletom?
              - Nãoooooo... vaza daqui seu infiel.
              E o tal Adão, vai sofrer mais do que azeitona na boca de banguela, de um lado para o outro até achar uma caverninha para morar, ou construir sua oca, casa de palha, (pleonasmo para os menos avisados).
             O Adão arruma uma casinha e gera filhos, faz mais um quarto para eles não brigarem, e separam as beliches, e Adão tem mais filhos e logo temos um povo e esse povo vem gerando até chegar em Abrão, e Deus fala para Abrão:
             - Sai da casa de seu pai, que vou te dar uma terra onde você vai morar, e então mais uma vez, olha Deus preocupado com casa para o povo morar...
             Deus começa sua preocupação em dar uma casa para Abrão, a bíblia diz que Abrão habitava em tendas, e uma vez Deus foi visitar Abrão a tarde, ele estava na porta da tenda, e Abrão recebe Deus e não deixa ELE entrar na casa de Abrão, mas o recebe em baixo de um carvalho.
             O ponto é!  Qual a relação de Deus com casas?  Porque Deus vive prometendo terra para o povo habitar? Porque Jesus, em João 14, fala de preparar morada? Em Apocalipse Deus fala algo sobre estar na porta da casa batendo, mas do lado de fora, os momentos que Jesus esteve aqui na terra morando com seus pais José e Maria, não foram registrados, diz as escrituras que uma certa vez ele estava em casa, mas pode ser a casa de algum discípulo ou da mãe dele, mas ele mesmo com trinta anos de idade não tinha sua casa, porque o autor da criação se preocupa o tempo todo em dar casa para os seus filhos, mas ele não mora, não habita em tendas, nem em templos como fora construído por Salomão filho de Davi, a bíblia registra ele dormindo no barco, ele pregando dentro de um barco a beira mar, nas montanhas, em colinas, no caminho, na praia no deserto.

          Os céus não pode conter o todo poderoso, mas ELE DEUS sabe o importância de dar uma casa, uma morada para o seus filhos " VOU preparar morada....  Na casa de mEU PAI a muitas moradas...  voltarei para levar vocês para morar comigo" o filho pródigo volta para a morada, Israel até hoje ainda não tem a morada deles...
          Deus fala sobre casa edificada na areia, casa na rocha, faz o povo errar pelo deserto, a morada que é fácil para ele arrumar para o povo ele não deu ATÉ HOJE. O povo ficava como escravos em terras estranhas, ele não encontra Zaqueu em casa, mas em cima de uma arvore, fala com Nicodemos a noite, mas em um lugar escondido, quando vai falar com Abrão, manda ele sair p’ra fora da tenda,  aparece para Jacó quando este dorme em uma pedra ao relento, tem encontro com Elias na caverna e não em casa, olha para o edifício e demonstra desapego, e fala que  não vai ficar pedra sobre pedra, prega no deserto na beira do mar... 
           Alguém perguntou para Billy Graham:
            - Porque Deus, sendo tão rico e poderoso dono do ouro e da prata, teve que repousar em um tumulo emprestado?
            Billy Graham respondeu:
            - Deus não é esbanjador, Ele não ia gastar em algo que ficaria apenas três dias!
            Existe algum mistério entre Deus e moradia, Deus não tem nenhum apego por este mundo, ELE jamais pretendeu que morássemos aqui, a bíblia é cheia de alusão que estamos só de passagem, a vida é um sopro, tudo aqui é momentânea, não deposite seus tesouros aqui na terra, construa sua casa no céu, lá que é o final de todas as coisas, a casa que os pedreiros constroem aqui é apenas taperas em relação ao que o arquiteto maior do UNIVERSO tem construído, o primeiro Adão pecou e perdeu o Jardim, o segundo Adão é Jesus mas sem pecado, o jardim preparado para o segundo Adão e seus descendentes famílias nascidas na cruz, é melhor que o primeiro jardim. A nossa pátria não é aqui, a nossa morada não é aqui, o jardim agora tem nome e endereço, se chama Jerusalém celestial, depois da via láctea a direita a ermo de todo universo, o céu é para cima pelo fato que Jesus foi para cima. 
            Não construa algo suntuoso pois  vai pegar fogo, Jesus disse: "tendo o que comer e vestir nisso contentai" não falou de casa, ele encontra os discípulos no caminho de Emaús e desaparece quando está poucos instantes dentro da casa, quando coloca ELE num tumulo ELE nem fica lá, desce ao profundo do abismo,  e ressuscita, na tentativa de construir casas que duram os homens estudam formas para enfrentar terremotos, enchentes, tsunames tudo em vão, porque a morada não é aqui, até a profissão de quem faz as construções tudo quanto recebem não tem êxito, e existe um ditado que parece que o dinheiro de pedreiro (construtor) é amaldiçoado, parece que não vai adiante, não rende porque será? falo isso por experiência existencial e probatória, e aproveito aqui para dizer que Deus, o Deus zeloso constrói uma casa eterna nos céus para o seu povo, a maçonaria este

povo secreto que se reunia desde o antigo Egito, foram formados por uma associação de pedreiros construtores alfinetando o maior arquiteto do universo criador dos céus e da terra, sendo que  marca símbolo deste segmento são o compasso a régua e o martelo ferramentas que fazem alegoria aos construtores terrenos, construir e proteger este mundo é coisa da nova era, os céus que agora existem e a terra, tem sido entesourado para o fogo, passaram por estrepitosos estrondo e os elementos se desfarão abrasados, a profecia diz que a terra vai passar, como a bíblia é feita de símbolos e sombras não ficaria claro, Deus falar para não termos a nossa casa, pois ELE prima pelo nosso conforto, mas entenda, a casa que Ele quer para nós, na verdade e aquela que está no céu, pois a Jerusalém que vem de cima é mãe da Jerusalém presente (Gl. 4.26) em tudo existe um sentido, se puderes decifrar os enigmas obscuros, entenderá a aversão de Deus pelas babeis terrenas...
              
  

             João 14...  Na casa de meu Pai há muitas moradas, vou preparar moradas, se não houvesse morada ali eu falaria para vocês, mas vou preparar morada, para onde eu estiver morando, moraras vós também...

            Termino com o poema de Vinícius de Morais, o operário em construção, construção essa que o pedreiro faz, mas depois nem pode entrar nela mais, pois ele é apenas um operário em construção, que em tempos remotos, só trabalhavam nesta areá os condenados e escravos eita profissão desvalorizada desde a antiguidade... OUÇA



Direitos autorais: Pr. Fábio Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pra valer!!!