Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Não foram duas Multiplicação dos Pães. (Teologia sistemática)


                       Quem lê entenda o que o Espirito diz as Igrejas.

OS cinco livros de Moies
             A Bíblia é composta de números com significado simbológicos.  Sabemos que o SETE é o numero de Deus, o numero da perfeição.
                    SEIS é o numero do homem. O QUATRO representa os quatros cantos da terra. O CINCO representa o pentateuco, os cinco livros sagrados dos Judeus. 

              Partindo deste principio, vamos analisar o milagre da multiplicação dos pães, narrada nos quatro evangelhos, lembrando que o impacto deste acontecimento, foram tão marcantes na vida dos discípulos que foi o único milagre descrito nos quatro evangelhos, alem da ressurreição de Cristo.
              
                   Vamos aos fatos:

              Sabemos que o ministério de Jesus foram apenas três anos e meio, e mais uma vez vemos os números inseridos aqui, pelo fato de que o evangelho será pregado simbologicamente por SETE anos na face da terra, Jesus Cristo pregou três anos e meio, e no apocalipse será finalizado com mais três anos e meio de pregação das duas testemunhas, que totalizam SETE o numero de Deus. Mas está é outra historia.                     Nas duas multiplicação os discípulos ficaram sem saber o que fazer, em um período curto entre as duas multiplicação eles lembrariam rapidamente  o que aconteceu na primeira.

Os discípulos lembrariam rapidamente
como Jesus fez na primeira
multiplicação se houvesse
duas multiplicação.
                 Porque foram registrada nos evangelhos DUAS vezes.

              Os evangelhos foram escritos depois da morte e ressurreição de Cristo.
          No livro de Atos o evangelho é estendido as nações gentílicas, e os apóstolos ao compreender que o evangelho é também das outras nações, deixaram registradas o fato da multiplicação do pães em duas vezes, deixando patente  através de números que Cristo reparte o pão,(que é também a palavra de Deus) para  duas nações não havendo distinção racial, o plano de salvação de Cristo é cosmopolita não ha gregos e nem Judeus TODOS somos chamados para comer de um mesmo pão.

          Porque a contradição de números.

          No primeiro registro da multiplicação dos Pães, (e podemos falar somente pães, porque
 Jesus não multiplicou peixes e sim só os pães, pelo fato de não serem chineses que estavam ali mas sim Judeus.)
            Na primeira multiplicação dos Pães
            Havia cinco pães e dois peixes.
   
            No segundo relato Havia.
            SETE pães e DOIS peixes.

JESUS MULTIPLICOU APENAS PAES.
         No primeiro relato o CINCO representa o povo Judeu. Se referindo ao pentateuco que eram os livros que representava vida espiritual para OS JUDEUS, logo em seguida são distribuídos a cinco mil PESSOAS isto é: O CINCO  distribuídos aos milhares de Judeus espalhados por toda terra.
          Os numero de pães são diferente nos dois relatos, porem os peixes são apenas DOIS invariavelmente.
            O  que os evangelistas  querem mostrar aqui  é simplesmente que os pães são muitos e são multiplicados para dois povos distintos. Dois peixes, duas categorias de povos que serão pescados para o reino de Deus ambos no mesmo cesto, DUAS nações que estão diante da palavra. (O PÃO)
       
             No segundo relato são SETE PAES,  se referindo aos gentios.
       No livro de Gênesis capitulo 10 e 11, Deus divide as nações da terra em SETENTA povos representando  os descendentes de Noé espalhados por toda terra.  
             
                Porque houve divergências nas localidades?.

                 Porque o milagre tem que acontecer tanto em território JUDEU como também em território GENTIO.
                Jesus recebe a noticia que João seu primo foi morto pelas mãos de Herodes, fica muito
O plano de Salvação é cosmopolita
é o mesmo pão distribuidos,
para todas as nações!
 triste e se retira para um lugar deserto, só que a multidão vem atras dEle POR TERRA, (lembrando a peregrinação do povo Judeu por 40 anos no deserto), e Jesus entra no meio do povo Judeu e começa a cura los de toda enfermidades.
           Os evangelhos registra os milagres que Cristo opera no meio deste povo. Jesus escolhe este lugar pois estava fugindo da região de Herodes Antipas e chegando a região de Betsaida que era Jurisdição de Filipe o tetrarca, e nesta região Jesus opera o milagre em território Judeu.
              No segundo relato Jesus ESTA na região de Decápolis, e a cidade mais conhecida era Gadara, era um território muito extenso com muitas cidades e aldeias formando assim as sete nações pagãs, por esta região Jesus esteve por duas vezes a primeira foi expulsando um demônio do gadareno,  os evangelista lembraram  deste relato ocorrido entre os gentios  registrando que Deus opera milagre tanto do lado Judeu como do Lado gentio, entre as nações consideradas pagãs.
            
              Divergências diversas.

              No primeiro relato os discípulos ficaram preocupados com o povo, no segundo relato é Jesus que se preocupa com a multidão:
               - Tenho compaixão deste povo porque ha três dias que estão comigo e não tem o que comer.
             Jesus estava dizendo que o povo Judeu estavam recebendo a palavra de Deus já havia três anos referindo o seu ministério no meio do povo Judeu, enquanto que as nações gentílicas estão ha três anos sem ter o que comer ,  neste caso Jesus sente compaixão destas nações e logo em seguida arruma o alimento para eles, na primeira narração Jesus entra no meio deles, e os curas como fez em Jerusalém, porem para os gentios Jesus manda a palavra através dos DOZE Apóstolos.
             Na primeira, os Judeus sentam na relva se referindo ao salmo 23 o salmo dos Judeus, me faz deitar em verdes  pastos. Na segunda eles se assentam na terra se referindo as nações que estão espalhados sobre os quatro cantos da terra.
             Na primeira sobram doze cesto de pães, representando as doze tribos de Israel, os doze patriarcas, e na segunda narração sobram QUATRO cesto de pães representando todas as nações espalhadas nos quatro cantos da terra.
             

               Conclusão.

              Os Evangelistas não teria  interesse em descrever o mesmo milagre duas vezes no mesmo livro, visto que Jesus operou muitos milagres na presença de muitos.
Só uma multiplicação com diferentes pontos
mostrando que Jesus é o pão
que desceu do céu para TODOS.
              Este milagre da multiplicação repetido  por dois evangelista, é apenas para mostrar que o PÃO é para todos os POVOS. E no  plano espiritual da salvação que está no coração de Deus, fazem parte do mesmo CESTO.
                  É um só povo, uma só nação composta de salvos, é o pão que a mulher samaritana pediu só uma migalha, por ser de uma nação discriminadas pelo JUDEUS.
              Naqueles dias escrever que, o plano de salvação era estendida para todas as nações pagãs, logo o texto seria discriminadas pelos Judeus, novos convertidos.
              Por esta razão Marcos, filho de pais Gregos e Judeus, faz uma alegoria para mostrar que,  o plano de Deus é: Multiplicar o pão para todas as nações.
                E HOJE ESTAMOS RECEBENDO O PÃO.
                E como pescadores de peixes, vamos lançar a rede para pescarmos almas para o reino de Cristo.
              
                                                    
                                                             

                                                                                        Abraços.

        
                             
             

7 comentários:

  1. mt 15:37 sobejou 7cestos e não 4 jcso

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio realmente sobraram 7 cestos.
    Então devemos desconsiderar a informação dos 4 cestos ou seja dos 4 cantos?
    E oq significa os 7 cestos que sobraram.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele Silva, Saudações em Cristo.

      Sete na simbologia bíblica representa totalidade, são sete cartas para as Igrejas de Apocalipse representando a palavra de Deus por Sete períodos, sete são os dias da semana, e quando sobram sete significa a palavra, que é o pão, o alimento para cada dia da semana, para cada fase da igreja, é o pão de cada dia é o pão que Deus nos dá todos os dias até a consumação dos séculos.

      Excluir
    2. Uau! Gostei da Aplicação é uma visão muito larga do número 7. Estou aprendendo muito com esse tema.
      Gostaria de aprender ainda mais.Estou cursando lincenciatura em teologia...

      Excluir
  3. Em Marcos capítulo 6 apartir do vs "40" está claro que Jesus multiplicou os pães e os peixes.

    ResponderExcluir
  4. Marcos 6: 41. E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos. 42. E todos comeram e se fartaram. 43. Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe.
    Fica explícito a multiplicação dos peixes...

    ResponderExcluir

Comentem pra valer!!!