Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O menininho da Africa.


         Na década de oitenta, a inflação chegava a 30% ao mês, não dava para decorar os preços de nada, tudo subia de uma semana para outra, alimentos caros, remédios caros, vestuário caros.
            Neste enredo de carestia, economizar era a palavra mais usada no dia a dia de uma família de classe média, não podia deixar sobrar nada no prato, tirou da panela teria que comer tudo.
           Logo surge um personagem que atormentou minha vida, O MENININHO DA AFRICA.
          - Mãe, não consigo  comer mais, já estou cheio!
          - Meu filho, come tudo... Porque lá na África tem um menininho que num tem nada para comer...
            Eita raiva desse menininho!!
             Esse menininho da África me fez comer sem querer, até empanturrar, me fez calçar sapatos furados por muito tempo, porque o menininho da longínqua África, não tinha sapato, usei roupas rasgadas porque em um lugar remoto bem distante tem uma porcaria de um menininho que num tem roupas pra vestir, o menininho da África.
             Esse menininho da África que eu não conheci, nem conheço nem sei si vou conhecer, já deve ter casado e morar ainda na África e com certeza ele deve falar hoje para os filhos dele.
           - Come meu filho, porque lá no Brasil tem um menininho que vai comer tudo se você não comer, e ele foi covardemente forçado a comer sem querer por mim.
              Outro dia falei pro Vanderlanzinho:
            - Meu filho, come porque lá na África tem um menininho, que num tem nada pra comer!
               Fiquei pensando se era o mesmo menininho para ele,  e p'ra você e pra todo mundo.
             Os menininhos da Africa, sempre existiram, para fazermos comer, assim como o homem do saco para fazer as crianças não irem para rua, o monstro do armário, para as crianças dormirem rápido...
              Porque havemos de conviver com o medo desde pequeno?
             Boi da cara preta pega essa menina que tem medo de careta!
              Dorme neném que a cuca vai pegar!
             A irmã Jovelina disse:
           - O medo nos dá coragem!
Eu fiquei pensando.... Que porcaria é essa de medo nos dá coragem???
          O MEDO me faz correr igual uma criança e tenho medo de poucas coisas, mas o que eu tenho medo, ah ai eu tenho medo.
          O medo deixa o nosso joelho bambo, uma vontade de correr, de fugir, o medo nos deixa sem fôlego o medo é uma coisa que caramba, nos embranquece!
         Tá bão, passamos no cemitério as doze e trinta e quatro da noite, para provar que não tínhamos medo, pegamos em um tumulo qualquer, uma cruz e levamos para casa, a noite fizemos uma fogueira e colocamos a cruz para queimar, isso foi em Nazario década de setenta, a Cruz tinha um nome:
               *Manoel Joaquim da Cruz Mendes.
             Fomos dormir, fui a escola logo cedo, quando chegamos a vizinha da casa ao lodo veio e disse:
               - Teve um homem procurando por vocês ai hoje, ele queria algo que disse lhe pertencer, disse que voltaria a noite, só deixou o nome dele, falou que era o Sr. Manoel Joaquim da Cruz Mendes. Dormi no quarto da minha mãe. Sem fechar o olho!
               AH o menininho da África?
Eu nem sei, mas a formigas gostaram do resto de mortadela que ficou no prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pra valer!!!