Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sorria você está na Bahia...

       Falando em Bahia, fui ver
de perto o que a Bahia tem.
      O melhor da Bahia são os baianos, povo educando que trata a gente com sorriso no rosto.        Nos mercados existem um desprezo pelos centavos arredondando os valores para baixo, sem insistência dos fregueses, coisa rara no Goiás, onde se cobra os  até mesmo os míseros cinco centavos.
          Achei interessante uma placa na divisa dos estados Goias/Bahia dizendo: Sorria você está na Bahia!  
        Fizemos uma viagem de dez horas, o que mais se oferecem no caminho é arroz com galinha caipira, paramos em um destes restaurantes para almoçar, e lá veio a tar galinha caipira, que não era caipira nada, parecia de granja mesmo e chegamos a conclusão que a galinha é caipira, mas foi criada na cidade grande mesmo (*10,95 O Prato feito)
          A ultima cidade do estado de Goiás é POSSE, quando entramos na Bahia, é surpreendente a planice bahiana, são três horas de viagem sem ver montes, montanhas, colinas, descidas e subidas é uma planice de deixar qualquer viajante impressionado.

          Após dez horas de viagem chegamos em: Santa Maria da Vitória divisa com: São Felix do Coribe e com mais uma hora de viagem estávamos em Bom Jesus da Lapa.
            Bom Jesus da Lapa é o terceiro maior ponto de peregrinação brasileira em números de devotos, os romeiros começam a chegar para as festividades em Agosto, e se estende por três meses, gerando renda para o resto do ano.
           As margens do velho Chico tem um rocha ROCHA SEDIMENTAR com varias grutas, nestas grutas estão esculpidas igrejas e salas com imagens das santas relacionadas ao catolicismo.
           
      Para incrementar, os organizadores escupem a cada ano, novas esculturas afim de influenciar ainda mais o turismo na região, e eu que estava lá, fotografei tudo vejam as fotos:

           
 
















   







           

               Em 1976 o governo brasileiro teve que retirar os moradores das margens de uma usina devido ao alagamento, neste ínterim ele prepara uma região próximo a Bom Jesus da Lapa, chamada Serra do Ramalho e prepara um assentamento de famílias para aquela região, no projeto foram construídas 23 agrovilas cada uma distanciadas de 7 kilometros   entre uma a outra, a situação atual nas agrovilas...

    A água é salobra e podíamos ver pessoas indo alguns metros buscar água doce trazida pelos caminhões pipas, (a água salgada na tubulação deixa resíduo e com o passar dos dias a encanação tem que ser trocada, e ninguém agüenta trocar a encanação da sua casa de três em três meses).                

           E na agrovila numero 6, na Serra do Ramalho que passei dois dias hospedado na casa da irmã Jovelina.



          Na hora do Banho água fria p'ra todo mundo, como não gosto de água fria, esquentaram a água para mim, e banhei de litros em litros com água morninha esquentada pela Jô, que também fritou pão com ovo todos os dias for me, na agrovila foi apenas dois dias, minha estadia mesmo, foi na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde tive tratamento de rei e aproveito aqui para agradecer a Jô, Joelma e Benilton, Jane, Neiva, Mara e Marcos pelo almoço delicioso, Irmã Jovelina e todos aqueles que tornaram a minha viagem mais confortável ainda, ah e tem tambem a Núbinha, Otoniel, Thais e o Pedro Henrique...

SEGUE AS FOTOS:

Bom Jesus da Lapa, ao fundo a gruta onde está as igrejas....






Joélia e Neiva, chegamos na Agrovila 6.



Joelia, Joelma, Pdero Henrique filho da Neiva Fábio e Jô....
 
Rio São Francisco...
 

6 comentários:

  1. tambem não gosto de banhar na água fria, quando eu morava no Pará eu falava pro Adevair q se ele colocasse um chuveiro de água quente pra mim eu nunca mais falaria em voltar pra Goiás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus me livre banhar em agua fria... ninguem merece né!!rss

      Excluir
  2. e o rio corrente? eu chorava de medo quando ia atravessá-lo de canoa, rs

    ResponderExcluir
  3. Hoje tem ponte pra todo lado lá...

    ResponderExcluir
  4. ah, pois é, tambem já fazem 36 anos q eu tive lá

    ResponderExcluir
  5. vixiiii eu nem tinha nascido...

    ResponderExcluir

Comentem pra valer!!!