Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desvaneio de mim mesmo!!!

Eu nunca li Conte nem Descartes, sou de uma familia de cinco irmãos cada um com uma personalidade, dormimos em cama de beliche como eramos cinco, sobrava um ou uma cama tinha tres, para melhor me acomodar decidi ser o magro, as duas mulheres dormiam juntos e os tres homens se apertavam no coxão de solteiro, o  mais velho puxava a coberta pra si, o debaixo ficava descoberto, se a coberta vinha para a cabeça os pés ficavam descoberto. O Flavio era ruivo como o Davi da Bíblia, como caçula era o último que falava o ultimo que apanhava, hoje é o mais robusto, neste caso ele fala primeiro... ninguem toca bateria como ele, ele é o cara na bateria, acima dele vem a Elenita, num sei o que falar da Elenita, ela sempre viveu na dela, a Elenita não tem mutas historias, sei que uma vez o onibus freiou bruscamente quando vinhamos de Avelinópolis e ela bateu a cabeça e cortou a testa, saia muito sangue e meu pai tentava conter o vazamento com um lenço, estudei com ela no Arquilino de Brito, (hoje Carlos Alberto de Deus em homenagem ao Prof. Jarrão) devido a sua grande inteligencia, modestia parte, todos nós somos inteligente tirando o do meio a Elenita por incrivel que pareça era tambem, os professores falavam bem dela na minha sala, a sala dela era a quinta "I"  eu era da quinta "H"  os professores diziam

- Vocês tem que ver a Elenita da quinta "I" aquilo que é aluna aplicada.
- A Elenita tem um boa leitura.
- A Elenita sabe bem o inglês.
- A Elenita só tira Desz.
Um dia  quando o Prof. José Verissimo depois de tecer varios elogios a Elenita eu levantei e disse  " Professor, sou irmão da Elenita" Ele disse "senta e fica quieto"... num entendi nada!!!
Mas a Elenita ia pra escola sozinha e nem queria saber de andar perto de mim, terminava a aula ela sumia no mapa sozinha, as vezes eu dava carona p'ra ela na bicicleta monarcão, ariava os raios com bombril show de bola...
Na sala de Aula fui representante de classe, na escola dominical para os adolescentes eu fazia a chamada, na classe dos jovens eu era o vice presidente, se havia um grupo eu me tornava o lider, fui lider de Jovens, cinco vezes vice lider na Vila Fátima,  o Wilton era imbativel na votação, quando ele candidatava não tinha p'ra ninguem. Fui lider de Jovens no Petropolis, fui lider de Varões no petropolis...


A Elenita, Fábio, Elizia, Flávio Elizabete
Fanuel. 

Mudamos para Goiânia em 1979.
NAZARIO de onde vinhamos não tinha energia, era sistema de Lamparina, tinha que comprar querosene,  colocar na lamparina, colocar o pavio, acender o pavio,  para a luz de Lamparina.
Eita cidade que tinha doido era nazario!
Tinha o Geraldinho doido, A dona Lamparina doida,  o outro doido que vestia um paleto e colocava pedra dentro dos bolsos para jogar nos meninos, tinha doido,s tinha corcundas, tinhe gente com aqueles papos grandes no pescoço,  
nazario tinha todo tipo de doido, por isso que mudamos para goiania estavamos sobrando lá!!
a falta de energia faz a gente se virar um pouco mais, logo não tinha ferro eletrico, o fogão era caipira, coisa mais chata era catar lenha para não deixar o fogo apagar, soprar a lenha para o fogo ascender, voce ficava preto com a fumaça, os olhos vermelhos, e isso era todo dia tres vezes por dia, pensa você ter que acender uma churrasqueira todo dia!!
Para passar roupa pegava um ferro, abria ele colocava brasas lá dentro e passava então as roupas de xiitas, as camisas xadrex, e soprava as brasa lá dentro para o ferro continuar quente.
 


 Lembro me muito bem da minha mãe depois do jantar catar brasas com uma colher de ferro e colocar dentro do ferro pegar a Lamparina  e ir passar as roupas...

Não tinha energia eletrica, moramos na última rua da cidade, a energia não vinha até o nosso setor, não tinha televisão, os rádios eram a pilha
    

tinha novela no rádio, mandavam recados pelo rádio tipo assim:

ALOU DONA FRANCISCA DO SEU JOAQUIM O SEU JOAQUIM AVISA QUE JÁ CHEGOU EM GOIÂNIA DIZ QUE TÁ TUDO BEM, NÃO PRECISA SE PREOCUPAR, O DINHEIRO DELE ACABOU, ELE NUM VAI MAIS VOLTAR E MANDOU VENDER O FUSCA 73  E PAGAR DIVIDAS...

ALOU SEU BERALDINO, SEU TIO AVISA QUE VAI CHEGAR NA RODOVIARIA AS TRES HORAS DA TARDE!!

  e por  AI ia....  o radio!!!

A primeira televisão foi na venda da esquina, o dono da venda colocava ela em cima do balcão, o povo reunia lá pra ver a novela das sete.
Era preta e branca mesmo.
Quando surgiu a TV colorida, o comentario era mais ou menos assim

"VOCÊ TEM QUE VER O TARCISIO MEIRA NA TELEVISÃO COLORIDA, É MUITO MAIS BONITO!!

"NA TELEVISÃO COLORIDA ESSE GRAMADO AI DO ESTADIO, É VERDIM!!

"NA TELEVISÃO COLORIDA, ESSA CASA AI É ROSA!!

"EU TIVE EM GOIANIA E ASSISTI A NOVELA TODINHA EM TV COLORIDA, A DA MINHA PRIMA E CHIQUE CÊ PRECISA VER, UM DIA VOU TE LEVAR LÁ SÓ PRA VC VER A TELEVISÃO COLORIDA DELA!!

LÁ NA SUA CASA TEM TELEVISÃO? TEM...  É COLORIDA OU PRETA E BRANCA? AFF...



NÃO tinha telefone, não tinha celular, não tinha internet se falase em internet naquela Época apanhava, num tinha nem computador, não tinha micro ondas, não tinha geleadeira na nossa casa, nem liquidificador, nem batedeira, só minha mãe!!  num tinha micro chipis usavamos chips pra tocar o gato "chipis gato" num tinha
I-FONE  IPODE  essas fescuras não! num tinha MP3, MP4, PLAYSTATION TINHA não, tinha não, tinha não, tinha não!  a gente era muito feliz!
Enventavamos os nossos brinquedos... Você pode pegar um carretal de madeira, pegar um pedaço de vela um palito e uma liguinha e fazer um carrinho, vc mesmo da a corda e ele vai desenrolando e subindo os obstáculos!!
   

você pode pegar uma lata de sardinha, cortar uma sandalia havaiana antiga,  em rodelas pegar dois ferrinho e fazer um carrinho, se for mais sofisticado pode colar uma tabinhas e fazer o melhor carrinho, todos os garotinhos vão querer ser seu amigo, para  brincar com seu carrinho!! ou te chamar de pobre!!
Já fiz todos estes ainda fazia vaquinhas com palitos e uma fruta que não me lembro o nome, sei que a folha dela tem muitos espinhos acho que é lobeira...

pensa que é facil? minha filha me pediu uma boneca barbie, barbie vida de sereia, barbie moda e magia, barbie e os golfinhos, barbie cinderela, barbie fashion, barbie advogada é a mais cara, vem com tudo que ela tinha mais o que ela tomou do BOB depois do divorcio !  o carro do  Bob, a casa do Bob, a chacara do Bob, e agora tem a Barbie gravida, só num sabe se o pai é o bobo ops BOB!! VAI SABER
       

                Hora mais triste era esquentar agua para tomar banho, ah num tinha bomba da agua não, era sistema de cisterna, cisterna é um buraco redondo com agua lá no fundo, pegava se então um balde, amarava uma corda, punha uma pedra do lado para ele entornar, e descia o balde pela corda, até o fundo da cisterna, escutava o barulho dele tocando na agua, dava um tempo ele enchia e puxava a agua para cima, isso doia, dava calo nas mãos, e tinha que puxar a corda e ir enrolando em circulos, não podia molhar a corda, a corda tinha que ser de vegetal, de plastico não prestava deslizava, e quando a corda e o balde caia tudo  dentro da cisterna, era um desespero, e todo dia tinha que guadar o balde e a corda dentro de casa senão roubava o balde e a corda!! kkkkkkkkkkkkkk



Fábio Flavio o caçula Gesivania e
Minnha mãe Elizia

                         Depois que tirava a agua, levava até o fugareiro, colocava numa lata dessas que fora usada para colocar tintas de paredes, e punha ao fogo, quando a agua estava bem quente, misturava com uma agua fria, na temperatura desejada, ia rumo ao banheiro, colocava a agua dentro de um chuveiro de lata, amarrava o chuveiro numa corda e subia pra cima na altura do braço, então entrava se de baixo, e abria com a mão a torneira fixada no balde e tomava banho rapido senão a agua esfriava, e agua do banho é aquela do balde, se acabar acabou o banho!!
   

Banheiro era banheiro mesmo só tomava banho, o numero 1 e o numero 2 era na privada, na casinha, no mictorio...
Era assim, tinha a casa lá dentro o banheiro, lá no outro lado do lote no fundo, era a privada ou a casinha, a casinha nada mais era que um comodo, um e meio por um e meio, tinha uma porta, geralmente você tinha que colocar a porta no lugar e tirar, ela era solta, o solo era feita de tabuas, porque a casinha era feita em cima de um buraco tipo a cisterna porem mais raso, e sem agua né!!  depois que colocava todas as tabas no lugar, fazia  um corte triangular do tamanho de um ferro de passar roupa, e aquele era o buraco por onde se enviava o fax, geralmente lá em baixo tinha um sapo, um sapãoooo!! Num podia errar o buraco, porque não tinha descargar, tinha que mirar bem, o sapo lá em baixo dava sinal de vida, ao escutar o barulho e sempre tinha uma mosca grande, verde bem verde que ficava sobrevoando perto de vc com um barulho estridente, ela nunca sentava na gente mas voava feito um Helicopetro ali enjoando e enquanto faziamos o serviço ficavamos horas olhando o trajeto da mosca, quase quebrando o pescoço aquilo era uma terapia e num sabiamos, teminado tudo hora de voltar a realidade porque a vida continua...
Mudamos de Nazario viemos para Goiania:

-MÃE LÁ TEM ENERGIA? tem! 
-TEM
-OBAAA!! Fanuel lá tem energiaaaa
-Mãe, senhora vai comprar geladeira?
- VAMOS ver né!!  se o dinheiro der
Lembro me como se fosse hoje, a mudança veio no caminhão do seu nenem, viemos de onibus, descemos na avenida consolação e corremos rua a abaixo os cinco correndo, cada um queria conhecer primeiro a casa que tinha energia, era um barracão, cimento vermelho pinta de de verde claro cal,   fios ELETRICOS expostos pela parede, telhado monte carmelo, entrava na sala, ia pra cozinha saia no quintal tinha um pé de abacate caduco, um ano dava abacate no outro manga e cada ano ele dava uma fruta diferente de tão velho que era, um dia deu jaboticaba... pra cabar mesmo!! 
A primeira coisa que  fiz foi ligar a luz, eram umas quatro horas da tarde, mas eu queria ver a luz acendendo, falo eu mas todo mundo quis acender, minha mãe brigava  "apaga essa luz porque a energia vai ficar muito caro:

-Mae que hora pode acender a luz?
- Quando estiver escuro né!
-Vai demorar?
- Que pergunta hein.
- Que horas?
- Lá para as Seis da tarde...
- A senhora me avisa? eu quero ascender a luz.
- Aviso!!
- Mãe pode asceder agora?
-Ainda não menino!! tá claro ainda.
-  Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mãe quem acendeu a luz? era eu que ia  acender aneim!!!  amanhã vai ser eu...

Estou digitando num notebook INTEL PENTIUM DUO CORE,  COM REDE WIRELES, LEITOR OPTICO, DVD RW, BLUETOOTH, LEITOR DE CARTÃO, HD 320, SEVEN STARTER, AO ALCANCE DA MINHA  MÃO TEM UM CELULAR  LG TOQUE SCREEN, COM ACESSO E INTERNET, RADIO TELEVISÃO, CALENDARIO, ALARME, CARTÃO DE MEMORIA, CAMERA FOTOGRAFICA, FILMA ATÉ DUAS HORAS DE FILMAGEM, GRAVA VOZ BLOETOOTH ETC...
A MINHA FRENTE DEPOIS DO NOTEBOOK TEM UM TECLADO, YAMAHA DE SEIS ESCALA COM 100 TIPOS DE SOM, 130 RITMOS, LEITOR DE   DISKETE, TEM QUATRO LAMPADA LIGADA NESTE MOMENTO, DOIS CHUVEIROS ELETRICOS,  GELADEIRA, MICROONDAS, TRES CELULARES JOGADOS AO ACASO E ETC...

 MAE VAI TER GELADEIRA!!!

 O DINHEIRO DEU!!!


4 comentários:

  1. ah, mas vc num falou do chuveiro: meu pai fazia um negócio com furinhos q ele fazia com pregos e colava num balde e tinha uma corda q a gente puxava pra erguer o balde q estava com a água morna q tinha sido esquentada no fogão caipira...
    ah, e vc lembra da cama de campanha, ela era dobrável, era pra quando ia visita,kkkkk

    ResponderExcluir
  2. três celulares jogados ao acaso?!!
    e eu não tenho nenhum...
    será q isso é uma indireta pra ganhar um celular
    "...é brincadeira, o compromisso de Deus é um terno"

    ResponderExcluir
  3. Em uma escola heterogênea, onde estudam alunos de várias classes sociais, durante a aula de português, a professora pergunta:

    - Qual é o significado da palavra 'óbvio'?

    Prontamente Patrícia Bonfante de Cortês e Mello, menina rica, aluna aplicadíssima, levanta a mão e responde:

    - Prezada professora, hoje acordei cedo, depois de uma boa noite de sono no conforto de meu quarto. Desci as escadas de nossa casa e me dirigi à copa para um lauto café da manhã. Dei uma olhada pela a janela que dá vista para o belo jardim e percebi que o BMW do meu pai estava na garagem. Então, pensei com meus botões:

    - É ÓBVIO que o papai foi ao trabalho de Audi.

    Sem querer ficar para trás, Luiz Cláudio Silva Junior, de família de classe média, acrescentou:- Professora, hoje eu não dormi muito bem, porque meu colchão é meio duro. Consegui acordar porque coloquei o despertador do lado da cama. Levantei meio zonzo, comi um pão meio murcho e tomei café. Quando saí para a escola, vi que o fusca do meu pai na garagem e pensei:

    - É ÓBVIO que o papai tá sem dinheiro pra gasolina e foi pro trabalho de busão.

    Embalado na conversa, Wandercleison Maicon Jáqueson, de classe baixa (é óbvio), também quis responder:

    - Fessora, hoje eu quase não durmi, purquê teve tiroteio até tarde na favela. Acordei cedo purquê tava morrendo de fome, mas não tinha nada pra cumê .... quando olhei pela janela do barracão, vi a minha vó com o jornal debaixo do braço e pensei:

    - É ÓBVIO que a véia vai cagá...Não sabe lê!

    ResponderExcluir

Comentem pra valer!!!