Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vamos falar de comida.

           
               Tem gosto para tudo, tem gente que gosta de melão, melão é a parte branca da casca da melancia com um pouco há mais de doce, a Elizabete não gosta de uvas, eu adoro uvas, um dia ela estava debaixo de um pé de jabuticaba e perguntou:

-Mãe, Jabuticaba tem asas?

- Não!!

- Então eu engoli um besouro...    rsrsrsrs arg!
         
       Eu adoro mangas.
        Estes dias eu tive vontade de comer aquele doce feito com o pau de mamão, ai que delicia! Minha avó fazia e servia no pirex, esse doce tem que ser servido no pirex em outra vasilha fica muito sem graça, é igual água! Água tem que ser no copo de alumínio, é mais saborosa, vinho tem que ser na taça, feijão tem que ser na panela de barro, macarrão tem que ser soutinho e fininho.

                   Quem me conhece sabe que só como de colher, já tentei comer com garfo, mas Quak!!!!  A comida cai tudo.
                  Minha avó é da Bahia, come até hoje com a mão, deixa ela!!    Os japoneses comem com aqueles dois pauzinhos, (um doce, p'ra quem falar o nome daqueles pauzinhos).
                    Falando em comida, cada região brasileira tem a sua comida típica, Na Bahia é a farinha....  Esses dias os policiais da Bahia estavam em greve, queriam que viesse um pacotinho de farinha junto com os seus ordenados, o Governo Baiano barrou na hora, dizendo que ninguém ia acabar com o estoque de farinha do banco do Brasil  de lá não, e foi aquela luta até que o governo aprovou, agora vai dar um pacotinho
 de farinha p'ra cada policial militante, a secretaria de educação entrou na onda quer também o pacotinho de farinha nos seus ordenados oras!!
 
                      Estive na Bahia, nos bancos não tem ventilador, porque senão voa toda a faria do balcão de pagamento, e qual foi a minha surpresa quando fui ao banheiro, ao invés de papel higiênico tem é um ESPANADOR....
                      No Goiás é o Piqui, nosso querido piqui, de onde originou o nome do nosso maior corredor de todos os tempos Nelson Piquet, aquele ali gostava de piqui, ganhava todas as corridas porque cochichavam no ouvido dele que no final da corrida teria um prato com piqui e frango, ai já viu ele corria para valer.
                    No Sul é o churrasco, o pessoal lá sabe fazer o churrasco, e com chimarrão então fica bem mais gostoso.
                 No nordeste é o KIWI, azedo pra caramba... E por ai vai as preferências do nosso vasto pais, onde cada um tem um paladar para certo tipo de alimentos.
                 Na China depois da bomba de HIROSHIMA ficou uma calamidade, não havendo coisa para alimentarem, logo tudo se tornou alimento, os coreanos os vietnamitas por falta de alimentos, inventaram comer carne de cachorros, o cachorro lá num dá sopa, ele vira a sopa, mas eles comem de tudo, besouros, larva, Grilo, barata assada, Escorpião, cobra, gato, rã , sapo enfim eles comem de tudo.

                Tenho uma teoria comigo, tudo que tem na terra é comida, só que temos preferências pelas coisas mais saborosas.  Conheci um cara chamado Amós, o cara comia terra, ele colocava um bocado na mão e falava, “observa”  e
 mastigava a terra e engolia, ele comia areia de reboco, areia fina, grossa, areia de cimento e nunca lhe fez mal, ele é vivo até hoje. Tudo no ambiente é alimento, o coro do coco é coco, a madeira é alimento dos cupins, o capim é alimento do cavalo, do boi, da vaca, dizem que a vida é como um jardim, você planta constrói seu jardim sua família e vem uma vaca e acaba com tudo.
                    Nós que vivemos em um Pais abençoado por Deus,  mas quando a fome aperta qualquer coisa vira comida, tem um relato bíblico de duas senhoras que comiam esterco de bombas e estrumes de jumentos e ainda pagavam caro, um belo dia resolveram comer seus próprios filhos. SEGUNDO A REIS CAPITULO SETE.

                   Os sobreviventes dos Andes comiam a carne dos amigos que não suportavam a fome, e colocavam o resto do corpo em conserva para o outro dia, tiravam uma fatia do lombo das costas colocavam sal e assavam e desta forma sobreviviam enquanto o resgate não chegavam.

                Voltemos a falar de comida, de um tomate saladete, tomate longa vida, bem temperado com uma alface e vinagre, uma costela bem assadinha, pizza com borda em catupiry, adoro coxinha, sonho com recheio daquela coisinha branca, alias o padeiro falou pro Jonh Lenon " o sonho acabou".
               Adoro feijão, num sei jantar ou almoçar sem feijão, senão tiver feijão num tem graça.
               Lembro da minha infância, naquela época chupávamos até cana, mastigávamos cana, nos lugares mais pobres onde não haviam escovas de dentes, a receita era mastigar cana, limpa muito bem os dentes, cana caiana hoje em dia é raridade.
             Como a situação financeira era caótica, na hora do lanche tínhamos que inventar, o dinheiro para o pão quentinho da padaria não tínhamos, veja o que inventávamos.
                 Pegávamos o açúcar, e colocávamos água fervendo e imediatamente virava um melado branco com o choque térmico, logo apagava o fogo comia como se fosse pirulito e chamávamos de PUXA devido a liga do açúcar.
               Outra forma de enganar a fome era pegar uma farinha de mandioca e misturar com açúcar em um copo americano, metade farinha e metade açúcar, misturava e comia, podia molhar com um pouco de água ou comer seco mesmo.
               O fato é que adoro comida saborosa, Giló eca. Abobrinha eca de novo. Xuxu, machicho, gueroba, palmito arg!!   Num gosto  de nada disso, gosto de batatinha frita, cozida, purê de batata, batata da onda, adoro ovo frito, cozido, omelete, batida de ovo, vou te explicar como faz a batida de ovos.
               Você pega a clara, põe em um prato e bate com o garfo, tem que ser com o garfo com batedeira não fica legal não, meu avô foi fazer uma fez pra mim eu num deixei, ele tem insuficiência cárdica e com batedeira num dá certo...

            Você bate até virar o prato de ponta cabeça e num cair nada, depois coloca a gema, coloca farinha e açúcar e mistura de novo e ta pronto a BATIDA.
            Tenho vontade de inventar uma refinaris de sal e vou colocar a marca do meu sal de   “SAL AGOSTO”.
               Toda receita tem um lugar, que fala para colocarmos sal a gosto e nunca encontrei esta marca.
              Pra encerrar, quem nunca ouviu falar que faz remédio com o coco do cachorro, logo tudo é comestível, mas fala serio prefiro outro remédio.
              De doce ou de sal, coma aquilo que você mais gostar, é a única coisa que levamos deste mundo. Adoro chocolates e um dos meus sonhos de infância era comer PRESTIGIO um
 coco ralado com uma cobertura de chocolate, com lombadas parecendo trepidação para acordar motoristas, aquele era meu sonho de consumo.

              O nosso Deus é tão perfeito que colocou coisas saborosas na natureza, mas como somos insatisfeito com tudo.    ISSO É:  Furamos a orelha porque achamos que está faltando alguma coisa, pintamos o cabelo porque queremos ele diferente, tiramos cabelos onde achamos que não devia ter, e onde queremos cabelos nos cai... Na comida também não é diferente, pegamos a manga e colocamos sal agosto, pegamos abacaxi e colocamos sal agosto, pegamos o abacate e colocamos açúcar a gosto, e assim consertamos aquilo que já está pronto só pra dizermos que sabemos preparar melhor.

              Um senhor inventou uma maquina onde  colocava um burro vivo de um lado, e saia a lingüiça prontinha do outro, depois de muitos dias criando a família toda, com a produtividade da maquina, ele resolve mostrar o invento para o seu filho mais velho. O filho quis dar uma pincelada no negocio e disse:

              - Pai, porque  o senhor num inventa uma maquina, onde se coloca a lingüiça e sai o burro vivo desse lado?

              O pai respondeu:

             - Isso eu já fiz quando você nasceu!!!              



     

13 comentários:

  1. Muito legal me lembrei de quando era criança, hum me deu vontade chupar cana, sobre a farinha no copo com açucar e agua ja fiz muito isso rsss,ha e sobre vc comer com colher acho tão bunitinho um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. A Lizabete falou de farinha de puba que comiam no para, peixe com farinha no maranhão, falou de comidas estranhas que experimentou onde morou...
    Eu nunca morei fora do Goias, não sei nada das comidas pelo brasil a fora.

    ResponderExcluir
  3. A Lizabete falou q em 1975 foi na bahia e comeu farinha com rapadura, abacate com farinha, arroz com farinha, manga com farinha, beju de farinha, balinha com farinha, abacaxi com farinha, cana com farinha, lanchava farinha e na hora de jantar era arroz feijão e farinha.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga chamada Denise, nunca conheci ninguem que goste mais de comida que ela, ela tem o apelido de Magali, TODA hora que vc vai falar com ela, ela tá falando de comida ela sabe cada receita legal...

    ResponderExcluir
  5. gostei muito ,mas falto vc falar do vatapá de Rondônia,vc já experimentou eu fiz assim que cheguei de la vc se lembra?
    meu priminho vc falou da puxa,puxa vida deu saudades da tal puxa.

    ResponderExcluir
  6. KKKKKK... PUXA vc lembra? esses dias eu fiz só pra matar a saudade... Pensei que Vatapá era tipico da Bahia uai!! mas me lembro de ter comido sim na sua casa em Santa Barbara... puxa!!

    ResponderExcluir
  7. Prefiro as comidas de Goiania mesmo,a parte que vc cita "Vem uma vaca e acaba com tudo essa foi a melhor...Porque lembro da Chalana...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Este seu Blog é demais que sabedoria essa sua...Parabéns...

    ResponderExcluir
  8. La vai uma chalana bem longe vai, descendo o remanso do rio paraguai, a chalana sem kerer tu aumentas a minha dor... Saudades dos seus comentarios Suzzy, bem vindo ao retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão Pastor Fabio te admiro muito,saiba que pode contar comigo sempre,afinal amigos são pra horas boas as ruins não,kkkkkkkkkk
      Abração fica com Deus e Felicidades sempre.Ah de volta nas pistas,adoro suas historias,fico rindo sozinha....

      Excluir
  9. Estou muito feliz... ja tenho SEIS MIL ACESSOS e agora ganhei mais uma seguidora, a Waldirene minha prima... bem vinda prima.

    ResponderExcluir
  10. adorei!!! voce sabe o nome dos pauzinhos? rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Humm sempre bom falar de comida né, tem que vir no festival gastronomico aqui na cidade experimentar os pratos tipicos da italia.

    ResponderExcluir
  12. eu não consigo comer com colher de jeito nenhum, tem q ser de garfo...

    ResponderExcluir

Comentem pra valer!!!