Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uma noite no Hospital

             Eu fui convidado pelo Flavio para ser o acompanhante do meu pai no hospital por uma noite, e lá fui eu passar a noite com ele acordado e de olhos bem aberto.
             Estou no hospital, aqui tem umas duzentas pessoas nos leitos tentando sobreviver, os enfermos dormem, são três horas da matina, os acompanhantes ficam acordados, o meu pai tem umas mangueirinhas na cabeça para drenar o sangue devido à cirurgia, se estas mangueirinhas sair complica a cirurgia a vida dele pode estar por uma mangueirinha.
         Chamam de paciente, paciente mesmo é a gente que temos que ficar acordados, atentos aos movimentos se a mangueirinha sair eu estou ferrado... Eu ou ele?  Num sei!
         Aqui quem manda são as enfermeiras. As enfermeiras bonitas e boazinhas, estão nos filmes de Hollywood, lembrei do filme “Paciente inglês”, o cara era um pedaço de carne enrolado em um lençol, mas a enfermeira era um avião, abandonou tudo para ficar com ele num local de guerra abandonado.
           As enfermeiras entram de cara feia, você quase pede desculpa por existir, elas dão bronca porque o soro acabou, dão bronca porque chamaram elas, dá bronca se você reclamar e tem uma frase celebre delas “isso é assim mesmo".


    
        Tem sinal de Internet aqui, mas você tem coragem de pedir a senha? Prefiro ficar sem Internet. Tem um cara aqui  com a cabeça cortada, toda hora um liga p´ra ele, o celular dele toca mais que pandeiro de pagodeiro, a famíagem dele toda já ligou....  até o tio dele, que ele pansava não existir mais tambem ja ligou, eles estão pensando que ele não vai se recuperar mais da cirurgia e estão querendo comprar as coisas dele por um preço acessivel, o tio dele  perguntou se ele ia vender o carro... agora a esposa dele falou:
         - Vou ligar para o meu pai.
         - Benção pai...  Pai o senhor tem dois reais ai pra dar   para o Gustavo filho?     Quando eu chegar aí eu lhe pago, eu nem  sei o que ele quer com dois reais, hein!!?? O que? Oi!! Alouuuu,  pai... caiu a ligação!!  vixi meus créditos acabaram... (ela olhou para o marido dela)  e disse: ai e agora bem?
        ‘Peguei meu celular, escondi no bolso coloquei no silencioso, e torci p'ra ninguém me ligar... aff”,,,
          Tem duas acompanhantes conversando, 3:30 da madruga, uma história sem sentindo e cumprida, de uma comadre que plantou um pé de rosa lindo, ela pediu a muda, ela ficou de arrumar, mas acha que ela num vai dar, e já pensou onde vai arrumar um vaso pra por aquela flor, mas a mãe dela disse que aquela rosa num fica em vaso e... “Meu pai falou: ‘resumi ai pra gente dormir”... eu tive que rir.
          O soro está apertando o meu braço!  Disse o meu pai.
           Eu perguntei:
          - O senhor quer que eu, chame a enfermeira?   Ele disse:
          - Eu quero...
          Eu falei.
          - Vou chamar, mas é por sua conta e risco... E fui chamar.
          A enfermeira veio.  Eu me escondi debaixo da cama.
          Ele falou:
         - Enfermeira,  tá doendo o meu braço, esta atadura que segura o scalp tá apertada demais!!!
          Ela olhou pegou na atadura e...
          Eu repeti em voz baixa: " isso é assim mesmo"
          Ela olhou e falou
          - "Isso é assim mesmo... "
          Num falei!!??
          Ela ainda deu uma bronca nele. Acho que se elas não der bronca, elas não jantam, não almoçam, não comem o lanche das três da tarde, e não tem historias para contar dentro do coletivo ou para os filhos em casa... Eis a bronca:
         - E se o senhor não ficar quieto, o soro sai da veia, e teremos que furar o senhor todinho de novo. Porque as veias do senhor sumiram todas!! Tem que dar a bronca e ainda apavorar...
           Ela saiu do quarto, eu saio debaixo da cama, e queria rir do meu pai, mas deixa pra lá, eu tinha avisado ele. Ele quis chamar.           

         


Três horas da manhã, elas somem... Vão dormir no cômodo onde guarda as vassouras e os produtos de limpeza, dormem em cima de caixa de papelão, dormem dentro do armário, debaixo do balcão do telefone, se você precisar de enfermeira antes das cinco você tem que ligar pro SAMU 192, aqui no hospital, não acham elas não, e quem tem coragem de acordar uma enfermeira???  Elas te excomungam até a terceira geração, deixa elas dormirem.
           Quando falo enfermeira, na verdade é Técnica em enfermagem. As enfermeiras formadas não trabalham, no Brasil quem sabe fazer as coisas pagam os que não sabem para fazer, a enfermeira treina uma leiga que ganha menos, ficando mais em conta para os hospitais, um salário de uma enfermeira dá pra pagar cinco técnica, e assim economizam contratando técnicas de enfermagem, daí elas aplicam vaselinas liquida na veia, amputam dedos de crianças e ainda trocam bebês...  Tem mulheres na limpeza, que estão fazendo cursos de técnica em enfermagem, porque dentro de  seis meses os hospitais promovem elas ai enfermeira e lá estão elas furando a veia do paciente, de um lado e do outro e pensando como pagar as contas do mês, com um salário fracionado de que teria uma enfermeira formada, ela pica você todinho p’ra você nunca mais tirar o soro, todo mundo obedece...
           
       No Brasil é assim, quem sabe fazer, não é o que faz, o dono da farmácia paga um farmacêutico p’ra ficar em casa e dizer que trabalha na farmácia, quem trabalha no balcão é o auxiliar de medicamentos, O mecânico profissional paga  um badeco, para desmontar o seu carro, ele só mexe quando você está por perto, e quando você volta p'ra pagar...  O mestre de obra treina o servente p'ra ser o pedreiro, o contador paga um pratico p’ra ser o contabilista, o advogado com OAB, paga um advogado auxiliar pra fazer os processos, o engenheiro antigo paga o engenheiro novo, p'ra fazer os projetos, e o engenheiro que ainda está estudando, paga um engenheiro formado para assinar os projetos  e assim no Brasil quem sabe fazer  não faz nada.
          Mas a vida é assim, se ela te der um limão, faça do limão uma limonada, se a vida  te der uma goiaba, faça uma goiabada, se te der uma cagado, dê o cagado para alguém antes que você faça alguma besteira... .rsrsr
         Cinco e quarenta da manhã, entra a enfermeira, elas vão embora as sete horas e tem 200 pacientes para atender até as seis e meia, entra numa correria toda despenteada, testa franzida, e agora com o humor mais ranzinzo ainda, eu levantei de uma maca correndo, fiz de conta que estava atencioso a tudo, não pode deitar na maca!!! Eu fui p'ra debaixo da cama, ela olhou e falou:
         Seu Fláviooooooooooo  O SORO SAIU...   CARAMBA O SORO TINHA SAIDO...
         Pai nosso que está no céu, santificado seja o teu nome, agora e na hora da enfermaria amem!
         "Cadê seu acompanhante?   "  Engoli seco a voz não saiu...
         Ele falou ta ali...
          - Pois não!
          - VOCÊ NÃO VIU O SORO SAINDO?
         Se eu falar que não, ela vai falar “que especie de acompanhante é você?”   vou falar que sim.
          - Vi sim
         -E PORQUE DEIXOUUUUU???? AGORA VOU TER QUE PICAR ELE DE NOVO.
          Eu respondi a ela:   
          - Eu falei p’ra ele, mas ele tirou e ele é o meu pai, na sociedade que fui criado, o pai que manda no filho.
          -  ENGRAÇADINHO, ISSO AQUI NUM PODE ENCHER NÃO, ela falou apontando para a bolsa de colostomia..., Eu nem sabia disso!
            Ela falou:
            - E é você que vai esvaziar... Pegou o compadre, buscou uma luva, e eu esvaziei a bolsa de colostomia de 250 ml de xixi.
          Sete horas da manhã,   o Flavio filho chega para ficar no meu lugar, EU fiquei tão feliz que abracei ele, pulei com ele, meu coração bateu de felicidade, nunca fiquei tão feliz de ver meu irmão caçula chegando.  EU FUI EMBORA PRA CASA DORMIR. e falei para ele "fica com Deus meu irmão"
          NOTICIAS DO MEU PAI...
          
          Meu pai é evangelista da assembléia de Deus, é por mode dele que estou no evangelho, suas mãos construíram muitas casas, e o dinheiro que ele pegava, eram gastos no supermercado p'ra trazer o sustento para os cinco  filhos, suas mãos estão calejadas e cansadas, literalemente dói vê lo tão debilitado.
          É de partir o coração, ver o homem que subia no telhado com uma vigota nas mãos, andava sob a parede de três metros de altura, pegava uma telha ETERNIT 3.66 e andava de um lado para o outro em cima do madeiramento aberto ao piso, pegava um saco de cimento colocava nas costas, e ainda com a outra mão carregava uma lata pesada, se não tivesse escada ela pulava no chão e descia do andaime de cinco metros de altura.
         


         Agora debilitado, contando histórias sem nexo, tenho que levantar a cabeça dele, e trocar a camisa e abotoar, e fazer a barba dele, e por pasta na escova e deitar ele, e chamar a atenção dele, mas é o meu pai.
          A cama dele fica na parede divisa com a rua, lá fora o poste de ilumição publica, traz uma luz forte a janela do quarto, a janela é do comprimento da cama bem extensa, duas horas da manhã meu pai levanta de uma vez, eu pensei “mangueirinhas”!!  e corri!!!!
         -Calma papai onde o senhor que ir?
         Ele foi pegando na vidraça pra abrir. E apagar a luz do poste, sendo que estávamos no terceiro andar.
         - Vou apagar aquela luz, referindo a luz do poste publico...
        Eu disse:
        - Calma ai... Senta, deita, que eu vou apagar p'ro Senhor...
        - Então apaga logo.
        Agora me explica como vou apagar a luz publica exterior do quarto? olhei analisei, peguei umas toalhas e coloquei na vidraça... Sou inteligente!!!

.

        Ele levantou, sentou na cama e começou...
        - O que o peixe falou p'ra Abraão?
        Pensei... será Noé? peixe!! caramba.
        - Sei não papai.
        - Quando  Abraão espancou a jumenta....
        - Perai foi Balaão, e o senhor disse  Abraão". Ele disse:
         - Mas agora eu falei certo...
        - Tá bem.    E ele continuou:
        -  Deus deixou Balaão espancar a jumenta até ela não suportar mais, até que a jumenta falou "por acaso não sou eu a sua jumenta que sempre te carrega?"   
      Maltratar os animais é uma coisa ilícita, não pode machucar eles, quando eu morava em Jaraguá (meu pai nunca morou em Jaraguá) eu domei uma jumenta, eu falava levanta a direita, ela saia pela direita, levanta a esquerda, ela ia pela a esquerda, eu falava PISIUUUUUU!!  ELA parava...
           Um dia, essa jumenta foi para rumo da porteira com a carroça, ela viu a porteira mas eu ESQUECI de dizer “ PSIUUUU !!”  Ela foi querendo parar, e eu não percebi, ela mandou os peitos na porteira que ficou imprensada com a carroça, que tive  dificuldade pra tirar ela de lá, mas ela só parava se eu falasse PSSIUUU!!
          Ele continuou:
          -Um dia dei carona para um amigo na carroça, ele todo pancoso bonitão, (isso foi em 1959 andar de carroça puxada pelo uma mula num era muito vergonhoso) e fomos caminho adentro, a estrada tava boa e aceleramos, passou umas meninas lindas, ele olhou todo charmoso p’ras meninas e quis "se amostrar" (como diz o baiano) E   quando passou perto das meninas ele levantou segurando na carroça e disse " PSSSSIU!!" A  mula parou de uma vez e ele caiu de cara no chão!! Ele levantou e falou:
        - O que foi isso seu Flávio? 
         Meu pai disse:
        - Eu ensinei a mula, que se falar PSSSSIU!! Ela para.
        - Mas isso  tá errado   seu Flávio.  Disse ele.
        Meu Pai falou:
        - Eu ensinei certo, você que fez errado. 





  

Fale comigo: fabiusim@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pra valer!!!