Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Meu primeiro lamento

                    Viajávamos os três, ele permanecia calado com o chapéu de palha na cabeça, barba por fazer pele queimada pelo sol um semblante de pouco riso como sinal de muito trabalho árduo, atrás estava um medico escritor de muitos livros, pessoa letrada muito educado e atento a tudo, dirigia numa velocidade considerada, mas tínhamos pressa para chegar ao sepultamento, como não havia nenhuma autoridade cristã ou eclesiástica naquele local, seria o meu primeiro culto fúnebre, enquanto dirigia me ocorria em pensamentos às palavras a mencionar no lamento, era uma criança de seis anos, estava brincando no quintal quando um bêbado dirigindo um dodge didático desgovernou arrebentou o muro e tirou a vida da criança.
            Chegamos entre as dezenas de carro que ali havia, encostei o meu e já fomos descendo, podia se ver dezenas de pessoas, com um olhar triste, ele tirou o chapéu colocou não mão, abaixou a cabeça como a vida lhe ensinara portar durante atos de respeito, o doutor desceu de cabeça erguida, cumprimentava um e outro com apenas olhares de que lhe era peculiar, com o chapéu de palha na mão, ele ia apertando a mão e falando baixinhas palavras que pouco decifrava, com a educação de infância onde ensinávamos a baixar a cabeça em sinal de respeito.
           Já estava à tarde tínhamos poucas horas para o sepultamento...
           -Você que é o Pastor que veio fazer reunião religiosa?
           - Sou eu mesmo, não quero fazer objeção a minha religião, mas se tiveres outros podem ficar a vontade eu fico apenas assistindo!
           - Tem um moço que vai falar no inicio, mas ele está orientado a lhe passar a palavra e o encerramento, pode ser?
           - Claro, estou a disposição de vocês.
           Entramos, ele não falava muito, as outras pessoas olhavam o doutor bem vestido com uma elegância que o deixava distinto as outras pessoas, de terno preto camisa branca e sapatos negros bem engraxados e brilhando, perguntei:
          - O Senhor vai querer falar?
           - Não.
           A pessoas que abriu o interlúdio, pouco letrado mas falava com ar de quem já tivera algumas experiência me deixou um pouco tenso, pois era a minha primeira vez.
           O fato que me chamou atenção foi quando o interlocutor disse:
          - Que os pais devem ficar consolados, pois aquilo era a vontade de Deus!!!
           Eu fiquei pensando:
           ... É vontade de Deus que um bêbado roube um carro e sai desgovernado e mate um de nossos filhos que está brincando no quintal?
           Que Deus bom é esse?
           Tragédias!  é vontade de Deus?
            Se eu estou sofrendo é vontade de Deus?
            A melhor definição de Deus é que Deus é amor.
           Pastor Fábio trará a palavra ao lamento, e está com ele o espaço...
           -Senhores, Senhoras, meus comprimentos...
            Ela olhou para mim esperando uma palavra que tirasse a dor do coração da perca de um filho, eu engasguei, não queria falar mais, lembrei de uma menininha da mesma idade que amo muito, fiz uma pausa considerável, naquele momento me passou rapidamente a alusão do que é ser pastor.
            Para muitos de nós, ser pastor é vestir o terno mais bonito do guarda roupa e sentar na tribuna e ficar sorrindo para todos que estão embaixo, ser pastor é cumprimentar um por um e ver se á ser apresentado tal como: Nesta noite está conosco o pastor fulano de tal!
            Pastor tem que ser a pessoas mais bem instruída na face da terra, consolar corações não tem profissional com certificado não existe este curso na faculdade, o pastor representa algo divino, um amigo meu pastor foi chamado as pressas pois um preso negro de um metro e noventa e dois estava quebrando tudo na cela, chegando lá jogaram ele dentro da cela com o endomoniado e os dois soldados trancaram a cela e disseram agora tai pastor pode resolver... Quando ele foi falar ei não me tranca aqui não... já era tarde... O cara enorme, pois a mão no ombro dele e caiu no chão com convulsão, ele disse:
            - Pode abrir e chame um médico.
             O rapaz dormiu a tarde e a noite toda.
            Continuei dizendo:
            - Tem algumas pessoas que não se fazem presente a este mundo, meu avô partiu com 99 anos, tenho um primo que foi a poucos anos mais moço que eu, pessoa cheia de vida, deixou um filha com três anos, que não se lembra o rosto do pai, apenas por foto, ela não sentiu o toque das mãos do pai, nunca vai sentir, a vida é o dom mais bonito de Deus, ninguém pode dar vida! Podemos gerar assim como a mãe é genitora, mas a vida é dom de Deus, Deus dá e só ELE tira.
            Ela olha para mim, com lagrimas escorrendo pelo rosto e enxugando com a palma da mão, deixando a face molhada e diz:
          - Pastor, eu quero que o Senhor me responda. Onde Deus estava quando ele viu minha filhinha sendo esmagada pelos pneus daquele carro? Fala, responde pois eu quero saber.
          Eu olhei para ela e repondi:
          - Deus teve um filho, um único filho, ele amava profundamente este filho, Deus mandou seu filho aqui na terra, e ele pode contemplar batendo no filho dEle, colocando uma coroa de espinho NELE furando o filho dEle com uma lança... DEUS ESTAVA EXATAMENTE NO MESMO LUGAR QUANDO ELE VIU O FILHO DELE SENDO ESMAGADO.
         Existem as leis da física determinada por Deus, elas seguem o seu padrão, lança fura pessoas, espinhos penetram na carne... é física, Deus sente amor, sente compaixão, e sofre com o sofrimento de todos vocês, Jesus uma certa vez olhou para multidão e começou a ter compaixão delas, pois elas eram como ovelhas sem pastor, Jesus chegou no tumulo de lazaro e derramou lagrimas, chorou de soluçar... o rei dos reis Ele chora, lamenta, entristece tem sentimentos profundos e se comove com o nosso sofrimento, neste momento ele está com tristeza ao ver vocês triste.        
            Olha, um Judeu morreu e foi ao céu, chegando lá eu perguntou onde estava Deus, pois ele queria falar com Deus e expor os seus pensamentos dizendo:
        - Deus, onde já se viu o Senhor ver tantas atrocidades no mundo,  viciados em drogas, filhos matando mãe para comprar cocaína, um homem que furou um bebê todo com agulhas como o Senhor pode deixar tudo isso acontecer... etc etc etc...
         Mostraram o quarto onde estava Deus, chegando lá, ele entrou e viu Deus na janela contemplando a terra, quando ele chamou Deus, Deus olhou para ele, e ele viu que Deus estava chorando e as lagrimas escorrendo lhe a face...
          Deus vê tudo, ele está vendo o sofrimento do homem, a humanidade que ele criou se distanciou tanto, que ele lamenta muito como o homem enganado por satanás pode se tornar tão pitoresco, mal, assassino, cruel...
           ... E continuei o lamento   "Quero confortar os corações nesta tarde, dizendo apenas que diante de algumas circunstancias, não podemos fazer nada, e esta é uma delas! a duas coisas inevitáveis no mundo é a morte e os impostos, índios não pagam impostos, mas se vão pelo caminho de todos nós, a morte é inevitável só na queremos e não sabemos o momento, e discordamos quando chega a hora porque nascemos para nunca morrermos, Deus criou o homem para ser eterno por isto sentimos dores na hora de partir, amamos pessoas nos apegamos a família a amigos a filhos mas eles se vão, por não sabermos nada do que acontece apos a morte tememos nunca mais encontrar nossos entes queridos, como Pastor devo lhes afirmar que existe um céu, eu nunca fui lá, mas as escrituras afirmam que existe um céu, quem morreu nunca voltou, mas as escrituras dizem que tem, podemos apenas crer, pois a fé é acreditarmos no que não vemos, mas cremos existir.

           Acreditamos que a criança é nata na inocência, por está razão a Kamilly pode ser comparada com uma rosa que agora está no jardim do Senhor, mesmo sabendo que precisamos e sentiremos falta dela aqui Deus a levou para sí, e como o tempo é o senhor da razão, o tempo cicatrizara as marcas atenuantes que esta ficando neste momento, tive uma irmã que morreu aos seis anos de idade as dores ja cicatrizaram, não existe dor, que o tempo não cicatriza, Kamily descanse nos braços do Senhor!
           Peço que curvem a cabeça e oremos para o consolo dos corações de todos vocês...
           Ele falou:
           -Pastor, pode acender uma vela para clarear o caminho?
           -Olha, tudo que podemos fazer, deve ser feita em vida, a vela acesa aqui nada adianta para ela ali, estamos confinado em dimensão de tempos onde tudo que está nesta vida aqui, não passa para aquela vida ali, portanto nós cristãos, não acendemos velas pois cremos que a Kamilly está na luz... e uma vez na escuridão sempre na escuridão, deixem as velas apagadas, e busque a luz enquanto tens vida.
         - Ha mais ela pode ficar no purgatório...
         - A única forma de remissão dos pecados é através do sangue de Jesus, se houvesse purgatória, não seria necessário Cristo ter morrido esmagado na cruz... Deixe o purgatório para lá! isso não existe.
          Oremos...
           Todos curvaram a cabeça e fizemos uma oração silenciosa onde eles escutavam o que eu falava e ouvia se soluços e choros com gemidos...
           Terminei o lamento, chamei o doutor e o outro que estava na minha Campânia, entramos no carro ele colocou o chapéu na cabeça e começou um terrível chuva, acelerei mas ja não podia ver a pista, e no decorrer da viagem tivemos uma surpresa, a ponte havia quebrado, pensamos a vida de todo jeito, e a única solução foi tomar outro caminho mas o doutor preferiu atravessar em uma canoa mais o senhor sertanejo que estava conosco, eu tive que pegar outra estrada de uns oitenta quilômetros de volta ( o carro na cabia na canoa)
           Então ficaram os dois e o canoeiro, e eles começaram a trocar algumas palavras:
            - O senhor já leu Descartes? Pergutou o doutor
            - Não... Respondeu o sertanejo que estivera comigo.
            - O senhor conhece alguma obra de Shakspery?
            - NÃO
            - Então o Senhor perdeu a metade da vida!
            O doutor fez mais uma pergunta:
           - Senhor conhece a obra filosófica de Dante?
           - NÃO.
           - Então o senhor perdeu a metade da sua vida...
            De repente o barco começou afundar...
            O camponês perguntou para o doutor:
            - O senhor sabe nadar? O doutor respondeu:
            - NÃO
           - Então o senhor vai perder a vida inteira...
           




         
           

       

Um comentário:

  1. depois que vc terminar coloco um comentario, rs agora vou dormir estou com muito sono.

    ResponderExcluir

Comentem pra valer!!!